×
Loading ...

Doenças de gato que causam febre alta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A febre é uma elevação da temperatura corporal causada por uma reação à doença. Muitos vírus e bactérias têm uma faixa de temperatura preferida. A febre resulta de uma resposta imunológica que define o termostato no cérebro a uma temperatura mais elevada. Mesmo em condições normais, ela é mais elevada em gatos do que em seres humanos. A temperatura normal dos gatos fica entre 38º C a 39º C. Você pode medi-la com um termômetro eletrônico de orelha ou retal.

Use um termômetro de ouvido ou retal para verificar a temperatura de seu gato (the cat image by Milena Kowalska from Fotolia.com)

Peritonite infecciosa felina

A peritonite infecciosa felina (PIF) é a principal causa de febres inexplicáveis ​​em gatos. Essa doença autoimune é incurável e difícil de ser diagnosticada. A maioria dos gatos eliminam o vírus por conta própria, enquanto outros tornam-se portadores da doença. Este vírus é extremamente contagioso e é transmitido através do sangue e fezes. Os testes de sangue são geralmente inconclusivos e até mesmo os gatos que forem expostos ao vírus podem não desenvolver a doença. A febre resulta devido ao ataque realizado pelo sistema imunológico a seu hospedeiro, onde as células infectadas pelo vírus estão localizados.

Loading...

Infecção

Procure por abcessos e feridas abertas. Um abscesso ocorre quando o gato se fere e esta ferida se fecha antes de curar-se completamente. Caso você encontre um abscesso, leve seu gato ao veterinário para que o abscesso possa ser drenado. Os gatos também podem ter infecções internas que não são aparentes do lado externo. Para diagnosticar uma infecção interna, seu veterinário terá que realizar um exame de sangue. Se o gato tiver uma infecção, a contagem de células brancas do sangue estará elevada. Outros testes também podem ser necessários, como exames de urina ou fezes.

Câncer

Câncer e tumores podem causar febres em gatos. Passe a mão sobre o corpo do gato procurando por qualquer protuberância ou massa estranha. Se outras causas de febre alta forem descartadas, um veterinário pode recomendar um raio-x para procurar por tumores internos.

Leucemia felina

A leucemia felina (FeLV), outra doença viral, é contagiosa e quase sempre fatal. É transmitida através do contato com a urina, fezes, saliva, secreções nasais e mordidas. A FeLV causa febre persistente em gatos e tem uma série de outros sintomas, como perda de apetite, aumento dos gânglios linfáticos, doenças oculares e convulsões. Existe uma vacina para esta condição, mas a partir do momento que os sintomas começarem a se manifestar, já é tarde demais. Um gato com a doença pode viver meses sem mostrar sintomas e durante todo esse tempo propagar a doença a outros gatos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...