Família

Doenças em humanos causadas por fezes de gatos

Escrito por susan lee | Traduzido por juliana néris nakanejo
Doenças em humanos causadas por fezes de gatos

Higiene pessoal torna o relacionamento com o seu gato saudável

kitten in hands image by Indigo Fish from Fotolia.com

A maioria das doenças são compartilhadas entre espécies, gatos passam a doença adiante para outros gatos e humanos infectam outros humanos. Mas algumas doenças, conhecidas como zoonoses, podem ser transmitidas de espécies não-humanas para humanos, de acordo com VetCornellEdu.com.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Algumas das doenças que os humanos podem contrair através da contaminação por fezes de gatos são: criptosporidíase, giardíase, toxoplasmose e salmonelose. Essas doenças são gastrointestinais em gatos, que podem ser transmitidas através de alimentos, água e secreções ou excreções contaminados, de acordo com o site VetCornellEdu.com.

Identificação e descrição

A criptosporidíase é uma doença parasitária que causa diarreia, febre, cólicas abdominais, náusea e vômito. Pessoas e gatos com o sistema imunológico baixo correm um grande risco de contrair a doença. A giardíase é um parasita que infecta animais de canis, abrigos e loja de animais contaminados. Ela causa diarreia, flatulência, vômito e perda de peso. A toxoplasmose pode causar febre, perda de apetite e ataca o sistema nervoso, pulmões e olhos de gatos infectados. Ela é causada por um parasita que é muito contagiosa aos humanos e mulheres grávidas devem ter precaução extra. A salmonelose é causada por uma bactéria que se alimenta de carne crua e pode causar diarreia, febre e dor de estômago. Essas doenças podem ser todas passadas à você através do gato por más condições de higiene, como acariciar um gato que vive nas redondezas ou manusear fezes com as próprias mãos.

Diagnóstico

Um gato pode ser diagnosticado com culturas do sangue, exame de fezes, urinálise, biópsia intestinal, perfil bioquímico e outros testes conforme necessário, de acordo com PetPlace.com. Se suspeita que seu gato passou qualquer uma das doenças à você ou sua família, o médico geralmente poderá obter os resultados através de exames de sangue, um exame completo de todo o corpo e análise do histórico de sintomas.

Tratamento

O tratamento dos humanos para a maioria dessas doenças é similar ao tratamento para gatos que sofrem da mesma condição. Seu gato deve ficar hospitalizado e ser tratado com fluídos intravenosos, antibióticos, medicação para matar os parasitas, restrições alimentares e possivelmente terapia eletrolítica.

Prevenção e solução

É fácil prevenir a maioria dessas doenças se o seu gato é estritamente caseiro, onde você pode controlar sua dieta e seu ambiente. Alimente-o com uma dieta rica em fibras e evite alimentos e carnes crus. Se manusear carne crua, lave suas mãos e todos os utensílios com água quente e sabão. Mantenha a caixa sanitária limpa, retirando as fezes diariamente usando luvas descartáveis e uma pá.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media