Doenças monera

Escrito por alexis writing | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças monera
Os sintomas de infecção dependem do tipo de bactéria (bacteria image by chrisharvey from Fotolia.com)

Monera é o termo científico para bactéria, que é o maior grupo de organismos vivos no mundo e existem desde o início dos tempos. Na ciência, elas são consideradas o começo da vida por serem organismos simples e compostos de uma única célula procariótica. As pessoas geralmente as associam à doenças, entretanto, algumas bactérias nos beneficiam, como as que transformam o leite em iogurte ou queijo. Porém, são as que causam doenças que recebem mais atenção da mídia e da comunidade médica. Segundo a Corporação Universitária para pesquisa atmosférica, a monera causa muitas doenças e condições que são bem conhecidas.

Outras pessoas estão lendo

Doenças monera

A bactéria monera causa inúmeras doenças, desde benignas até as mais sérias e possivelmente fatais. Algumas delas incluem: inflamação na garganta, febre escarlatina, meningite, tuberculose, pneumonia, sífilis, doença de Lime, entre outras. Outras doenças bacterianas que podem ser transmitidas por alimentos estragados ou infectados incluem a Salmonela e E. Coli., de acordo com a Earth-Life Produções Web.

Como a bactéria monera causa doenças

A presença da bactéria monera por si só não causa doenças. Ela começa a se reproduzir ao entrar no corpo e, para tanto, ela precisa entrar em contato com a corrente sanguínea. Uma vez que a bactéria consegue isto, ela se espalhará por todo o sistema. A presença da bactéria produz toxinas como produto do seu metabolismo ou reprodução, e são essas toxinas que deixam as pessoas doentes.

Diagnostificando doenças monera

Dependendo do tipo de bactéria que o infectar, haverá sinais e sintomas diferentes. Por exemplo, para inflamação na garganta os sintomas são dor de garganta, dificuldade para engolir, inxaço ou inflamação nas amígdalas, dor de cabeça, febre, alergia, dores estomacais que podem ou não ser acompanhadas de náusea e vômito. No entanto, os sintomas da doença de Lime são bem diferentes e incluem uma alergia no local da picada do carrapato ou em qualquer outro lugar do corpo, febre, calafrios, problemas neurológicos, dores nas articulações e cansaço. Geralmente o diagnóstico para alguma doença bacteriana é feito através de uma amostra celular, que pode ser coletada de duas maneiras. Para algumas infecções bacterianas, um teste de sangue é mais apropriado. Para outras, uma raspagem de células da área contaminada é usada para a identificação do problema. O processo depende do tipo de infecção e de onde a bactéria está alojada. A amostra sempre é enviada para análise em um laboratório que determinará o tipo de bactéria baseado em diferentes características de cada uma e, através disso, sugerir o melhor tratamento para o paciente.

Tratamento

O tratamento mais comum para todas as infecções causadas por monera ou qualquer outro tipo de bactéria é o uso de antibióticos. Dependendo da natureza da doença e da sua progressão, o médico decidirá se o tratamento com antibióticos será administrado em casa ou no hospital. Algumas doenças bacterianas exigem a hospitalização se não forem tratadas com antecedência. O Ministério da Saúde orienta que neste caso, a hospitalização é recomendada para que os remédios sejam injetados diretamente na corrente sanguínea, prevenindo assim mais infecções e até mesmo a morte.

Prevenção e solução

A prevenção depende do tipo de doença bacteriana. De acordo com a Fundação Mayo para Pesquisa e Educação Médica, a maioria das infecções pode ser evitada ao se praticar a higiene adequada, como lavar as mãos corretamente. Para infecções bacterianas causadas por insetos como carrapatos, deve-se tomar todas as precauções necessárias ao entrar em um ambiente onde há o risco de encontrá-los e checar o corpo ao sair dele. Para bactérias de origem alimentar, certifique-se de lavar bem frutas e vegetais antes de consumi-los, mantenha as áreas de preparo de alimentos limpas e cozinhe de acordo com as instruções recomendadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível