Mais
×

Doenças oftálmicas em coelhos

Atualizada April 17, 2017

Os olhos dos coelhos não são apenas sensíveis à luz, mas são propensos a inflamações quando seu corpo é acometido por uma infecção. Infecções oculares em coelhos devem ser tratadas imediatamente por um veterinário, pois quando não tratadas, ou mal cuidadas, podem se espalhar para outros órgãos do corpo do animal causando a morte. Portanto, é imperativo atacar a infecção em seus estágios iniciais. A seguir alistamos os tipos mais comuns de infecções e os sintomas, a fim de tratá-las antes que se espalhem.

Os olhos dos coelhos não são apenas sensíveis à luz (coelhos mansos image by fran_ from Fotolia.com)

Tipos

Os tipos mais comuns de infecções oculares em coelhos incluem infecções bacterianas como a pasteurelose, abcessos e conjuntivite.

A pasteurelose é uma das infecções mais comuns (Image by Flickr.com, courtesy of Louise Docker)

Identificação

Pasteurelose e conjuntivite são caracterizadas por olhos vermelhos, inchados com pus acumulado no canto. O abcesso é um inchaço na área ao redor dos olhos.

Olhos vermelhos e inchados podem indicar problemas (Image by Flickr.com, courtesy of Lauri Rantala)

Causa

A pasteurelose ocorre muitas vezes em fazendas superpovoadas, onde a reprodução faz com que a ninhada seja cronicamente infectada. A conjuntivite é causada por uma infecção nos seios paranasais, enquanto que os abscessos podem ser causados por vários tipos de bactérias.

Prevenção/Solução

Antibióticos agressivos em cremes ou gotas são o tratamento comum para bactérias e conjuntivite. Os abcessos, no entanto, dever ser cirurgicamente removidos, além do uso de antibióticos.

Aviso

As condições do animal podem piorar se um coelho for exposto a áreas superlotadas, temperaturas extremas e desnutrição. Providencie que um veterinário examine o coelho antes de comprá-lo, e visite fazenda do criador para ter uma ideia da saúde geral das matrizes e dos reprodutores.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article