Doenças de pele em Rottweilers

Escrito por jeanne donnelly | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças de pele em Rottweilers
Problemas de pele em rottweilers são tratáveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os rottweilers são uma raça corajosa e de boa natureza. Eles normalmente apresentam poucos problemas de saúde, entretanto, são propensos a displasia por conta do seu tamanho. Problemas de pele podem ocorrer em qualquer cachorro, e o rottweiler também é susceptível a alergias e infecções bacterianas ou fúngicas. Eles podem contrair doenças de pele persistentes e contagiosas, que podem se espalhar rapidamente e até afetar outros cães com os quais estabeleçam contato.

Outras pessoas estão lendo

Infecção bacteriana

O Staphylococcus intermetius é o tipo mais comum de bactéria a infectar a pele dos cães. Este tipo de infecção é classificado em superficial, pouco profunda ou profunda. A superficial aparece como uma marca ou erupção na superfície da pele. As foliculites pouco profundas podem aparecer como incrustações e causam perda de pelos. A última classificação, profunda, se dá quando aparecem lesões, normalmente no focinho, rosto, patas ou pontos que sofrem pressão. Assim que notar os primeiros sinais de problemas de pele em seu rottweiler, leve-o ao veterinário.

Infecção fúngica

Os rottweilers podem sofrer diversas infecções fúngicas. As mais prevalentes são dermatofitoses e micoses. As dermatofitoses aparecem como círculos avermelhados com centro esbranquiçado. Uma infecção micótica normalmente aparece como uma pele escamosa avermelhada, que pode aparentar oleosidade. Micoses podem cheirar um pouco mal. Os dois tipos de infecções fúngicas podem apresentar coceira e devem ser diagnosticadas por um veterinário.

Sarna

Os dois tipos de sarna são sarcóptica e demodécica. Ambos são causados por ácaros. A sarna sarcóptica, também conhecida como escabiose canina, também deixará a pele com muita coceira. Este tipo de sarna é muito contagiosa para outros cães, gatos e humanos. O tipo demodécico causa excessiva perda de pelo na região irritada. Em cães saudáveis, o sistema imune deve estar apto a combater a infecção. Entretanto, em cães com sistema imune comprometido ou de idade mais avançada, a sarna demodécica pode se tornar mais séria. Se suspeitar que seu cão está com sarna, lave todas as forragens que ele utilizar em água quente e lave também as áreas onde ele costuma permanecer.

Alergias

O rottweiler pode desenvolver alergias a alimentos, pulgas ou xampus. Isto pode fazer o animal coçar ou procurar outras maneiras de aliviar a irritação. Certifique-se de que seu cão não está com pulgas. Consulte um veterinário sobre o melhor tratamento em caso afirmativo. Se suspeitar que determinado alimento possa estar causando as alergias, procure por uma alternativa que não tenha estes ingredientes. Consulte uma pet shop para conhecer alimentos especiais para cães alérgicos. Xampus de aveia feitos para cães também podem ajudar a acalmar a irritação na pele, se ela for consequência de uma alergia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível