Doenças pulmonares em carneiros

Escrito por angela libal Google | Traduzido por luís antonio trigolo júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças pulmonares em carneiros
Carneiros recém-nascidos são vuneráveis a doenças pulmonares (sheep and lambs image by Patrik Stedrak from Fotolia.com)

Os pulmões dos carneiros recém-nascidos são mais suscetíveis a doenças do que os pulmões de carneiros mais velhos. A maioria das doenças pulmonares em carneiros é causada por organismos que, normalmente, estão presentes nos rebanhos de forma não patológica. O sistema imunológico dos recém-nascidos faz com que eles fiquem mais vulneráveis à infecção.

Outras pessoas estão lendo

Pneumonia

Todas as doenças pulmonares mais comuns em carneiros causam pneumonia. Considerada mais uma síndrome do que uma doença, a pneumonia ocorre quando os pulmões se enchem de fluidos, que sufocam a vítima. A pneumonia pode começar com infecção viral ou bacteriana, infestação parasitária ou traumatismo. Sem tratamento, a pneumonia é fatal para carneiros, independentemente da forma como foi adquirida.

Doenças pulmonares em carneiros
Todas as doenças pulmonares mais comuns em carneiros causam pneumonia (spring lambs image by Edsweb from Fotolia.com)

Bactérias

Pasteurella hemolytica é a bactéria que mais causa pneumonia nos carneiros recém-nascidos. Essa bactéria está presente, naturalmente, nas ovelhas adultas. Ela infecciona o carneiro quando outros fatores o tornam vulnerável. Fatores de risco são a falta de ventilação, umidade e falta de cuidados. A primeira secreção mamária, chamada de colostro, dá ao carneiro os anticorpos e energia necessários para sua imunidade. Carneiros que não são tratados nas primeiras horas de vida se tornam vulneráveis às infecções.

Doenças pulmonares em carneiros
A primeira alimentação da mãe é chamada de colostro (suckling lambs image by hazel proudlove from Fotolia.com)

Vírus

Infecções virais levam os carneiros e as ovelhas a terem pneumonia. Elas fazem isso ao abrirem o caminho para infecções bacterianas secundárias. São essas infecções bacterianas que realmente causam a pneumonia. A pneumonia viral também pode ocorrer quando um vírus causa um tumor, comprometendo os tecidos pulmonares e levando sangue e outros fluidos aos pulmões. A pneumonia bacteriana pode ser tratada com antibióticos. A pneumonia viral e tumores são mais difíceis de tratar e podem tornar necessário o abatimento do rebanho.

Parasitas

Vermes pulmonares são um grupo de vermes filárias (semelhante ao vermes em cães) que infectam o sistema respiratório de ovinos e caprinos. Esses vermes são raros nos Estados Unidos, mas podem causar pneumonia ou bloqueio dos pulmões, e a infecção pode se espalhar pelo rebanho. Esses vermes são removidos com ivermectina e vermífugos comuns.

Doenças pulmonares em carneiros
Vermes pulmonares são raros, mas perigosos para ovelhas e bodes (Lazy, Lambs image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)

Trauma

Um trauma pode causar infecções secundárias que levam à pneumonia. Ironicamente, trauma respiratório é frequentemente causado pelo manuseamento de equipamentos durante o processo de tratamento de infecção respiratória nos carneiros. Seringas e outros equipamentos podem danificar a garganta do carneiro e os tecidos nasais. Manuseie cuidadosamente para evitar esse tipo de situação.

Doenças pulmonares em carneiros
Carneiros são delicados e devem ser tratados cuidadosamente (two lambs image by Francois du Plessis from Fotolia.com)

Tratamento e prevenção

Doenças pulmonares em carneiros podem ser tratadas por um veterinário e se forem diagnosticadas em seu começo, mas o primeiro sinal, geralmente, é um carneiro morto. A prevenção é muito mais efetiva. Proteja os carneiros da infecção através da quarentena com os mais novos. Não os misture. Quanto menor a densidade de animais, menor a chance de a doença se espalhar, e o estresse reduzido protegerá o sistema imunológico dos seus animais. Ventilação é o fator mais importante na prevenção de doenças pulmonares. Ovelhas, especialmente quando mais novas, precisam de um amplo e bem ventilado espaço. Pode ser uma área aberta, já que as ovelhas não precisam ser mantidas aquecidas. Durante seus primeiros dias de vida, fique de olho nos carneiros que não tiveram um rápido atendimento logo que nasceram, e esteja preparado para fornecer suprimentos de colostro.

Doenças pulmonares em carneiros
É mais fácil prevenir doenças pulmonares do que curá-las (black and white lambs image by Tom Curtis from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível