Doenças relacionadas a bactérias do lodo em água de poço

Escrito por nancy douglas | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças relacionadas a bactérias do lodo em água de poço
Água (water drops enters into water image by Denis Tabler from Fotolia.com)

Mais de 15 milhões de lares nos Estados Unidos usam poços privados de água potável e, embora as leis regulem o abastecimento público de água, os sistemas de água em terrenos privados podem estar em risco de contaminação. No Brasil, em alguns locais várias famílias ainda consomem também a água de poço. Águas subterrâneas poluídas, quando consumidas, podem causar males graves e doenças, então fazer um monitoramento cuidadoso e reconhecer a água impura pode ser visto como um comprometimento de alta prioridade com a saúde.

Outras pessoas estão lendo

Doenças associadas às bactérias do lodo

As bactérias do lodo consistem em diversos microrganismos que produzem lodo. Elas habitam o solo úmido, decompõem matéria vegetal e dejetos humanos e animais. Quando invadem um sistema de água de poço particular, podem causar doenças graves, como hepatite e males gastrointestinais, causados por Shigella, E. coli, Campylobacter e Salmonella, juntamente com outros agentes patogênicos e substâncias químicas.

Bactérias do lodo e água de poço

Os poços mais antigos e em mau estado têm um risco aumentado de contaminação por bactérias do lodo e, portanto, devem ser monitorados com mais frequência. A idade de um poço não é a única razão para o teste, no entanto. Mesmo com a manutenção regular, ele deve ser inspecionado regularmente e sempre que águas de enchente invadirem o sistema ou uma fossa séptica nas proximidades não estiver funcionando corretamente.

Sinais de contaminação de água

Junto com manutenção e inspeção periódica, você deve mandar analisar o seu poço a qualquer momento em que você ou outras pessoas desenvolverem sinais de desconforto estomacal ou intestinal. Os sintomas incluem náuseas, diarreia, distensão abdominal, flatulência, cólicas abdominais e perda de peso. Essas doenças podem levar a sérios problemas de saúde, fazendo da análise diligente de água uma obrigação.

Protegendo a água de poço

As medidas que você pode tomar para manter o seu abastecimento de água potável envolvem a contratação de um bom empreiteiro para a construção de um novo poço ou modificar um já existente. Isso garantirá que a estrutura do seu poço esteja apta para segurar e manter a água limpa.

Também mantenha registros precisos de análise de água, faça a manutenção do seu poço e evite a mistura e o uso de pesticidas, fertilizantes, herbicidas, combustíveis lubrificadores e outros poluentes perto de poços ou a eliminação dos mesmos em sistemas sépticos. Uma fonte de água potável também depende da manutenção adequada de sistemas sépticos próximos.

Saneamento da água de poço

O tratamento com cloro é o método padrão para a limpeza de água de poço. É eficaz para matar bactérias, tais como as do lodo, mas tem os seus inconvenientes. A manipulação de cloro concentrado exige um grau de conhecimento e habilidade que pode afetar tanto a sua segurança pessoal como o gosto da água.

Depois que a água está contaminada, uma forma segura e rápida de adquirir água potável é ferver vigorosamente durante dois minutos. Esse método mata a maioria dos germes e mantém a água potável desde que não seja contaminada novamente.

A radiação ultravioleta é outro método usado para matar as bactérias, mas apresenta mais dificuldade em eliminar vírus. No entanto, ela não mata cistos e vermes.

A ozonização é um desinfetante mais potente do que o cloro, mas não pode ser comprada. Em vez disso, tem de ser gerada no local e pode ser bastante complicada e difícil de manter. Os subprodutos da ozonização ainda não são totalmente compreendidos.

Informações importantes

É importante manter os abastecimentos de água todos selados e protegidos de fontes de contaminação bacteriana, por qualquer método de desinfecção, para funcionarem adequadamente. A inspeção das fontes privadas de água deve ser realizada a cada um ou dois anos e, se necessário, quando os problemas de saúde listados acima surgirem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível