Saúde

Doenças com sintomas semelhantes à mononucleose

Escrito por lisabetta divita | Traduzido por ronaldo moretti

Mononucleose, conhecida como doença do beijo, é um tipo de vírus encontrado na saliva. A Clínica Mayo afirma que essa doença causa sintomas como febre, fadiga, dor de garganta e fraqueza. Dor de cabeça, erupção cutânea, sudorese noturna, amígdalas inchadas, falta de apetite e baço ou linfonodo inchados são também manifestações de mononucleose. Outras doenças podem ter sintomas semelhantes.

Citomegalovírus

O site FamilyDoctor.org diz que o citomegalovírus (CMV) é um vírus crônico, que geralmente afeta adolescentes e crianças de dois anos. Este vírus pode encontrar-se dormente no seu corpo, mesmo durante a vida adulta. Assim como a mononucleose, o CMV pode ser encontrado em sua saliva. No entanto, ele também pode estar presente em sua urina, sangue, leite de amamentação e sêmen. Igual à mononucleose, os sintomas típicos do CMV incluem febre, dor de garganta, dores de cabeça, fadiga e inchaço das glândulas. O CMV também pode causar cegueira, pneumonia, diarreia e sangramento de úlceras esofágicas ou intestinais, especialmente se você estiver com o sistema imunológico enfraquecido, conforme diz o site FamilyDoctor.org. O tratamento para CMV envolve tomar antibióticos ou medicamentos antivirais. No entanto, o tratamento não é necessário se você estiver saudável, pois esta enfermidade pode se curar por conta própria, afirma FamilyDoctor.org.

Toxoplasmose

O site MedlinePlus diz que a toxoplasmose é uma infecção parasitária causada pelo Toxoplasma gondii. A infecção geralmente resulta de transfusões de sangue, transplantes de órgãos. Recolher fezes de gatos e comer carne de porco ou de cordeiro mal passada também podem causar a doença. Os sintomas da toxoplasmose compreendem dor de cabeça, febre e inchaço dos gânglios linfáticos. Outras manifestações de toxoplasmose incluem dor muscular, confusão, convulsões e visão embaçada. O site MedlinePlus afirma que medicamentos antimaláricos e antibióticos podem tratar a toxoplasmose.

Estreptocócica

A estreptocócica é uma infecção bacteriana, em que o Streptococcus pyogenes, ou estreptococos do Grupo A, é sua principal causa. A Clínica Mayo diz que sintomas de estreptocócica incluem dor de garganta, dor de cabeça, febre e gânglios do pescoço inchados. Estes sintomas são semelhantes aos sintomas de mononucleose. Além disso, a estreptocócica também pode causar dificuldade em engolir, dor de estômago, amígdalas inchadas com manchas brancas e vômitos. Medicamentos antibióticos, como penicilina ou amoxicilina, e analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol, podem ser utilizados para aliviar as manifestações de estreptocócica.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media