Como domesticar filhotes de Morkie

Escrito por barb nefer | Traduzido por luana santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como domesticar filhotes de Morkie
Ensinando seu Morkie a fazer xixi (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Filhotes Morkie são resultado do cruzamento de cães das raças Maltês e Yorkshire Terrier. Fiéis ao seu lado Maltês, eles tendem a ser brincalhões e cheios de energia e prosperam com atenção e carinho. Do lado do Yorkshire Terrier, herdaram uma natureza territorial e um pouco de agressividade. Você precisará ter em conta o tamanho e o temperamento do seu Morkie para domesticá-lo efetivamente. O processo leva algum tempo e paciência, mas se você fizer certo, será recompensado quando tiver um cão adulto bem treinado.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Certifique-se de dar oportunidades suficientes para o Morkie fazer as necessidades. Todos os filhotes são pequenos, e os desta raça são menores do que a maioria, porque eles resultam de um cruzamento de duas raças pequenas. Eles têm bexigas pequenas e não têm a prática de "segurá-la" ainda. Leve seu Morkie para fora em intervalos regulares, dando-lhe um sinal oral, como "hora do xixi", que ele possa aprender a associar com o processo. Quando for passear com ele, seja paciente e dê-lhe tempo suficiente. Não brinque com ele ou acaricie-o, pois isso o distrairá. Fique em silêncio e observe os sinais que indicam que o seu Morkie está pronto para se aliviar.

  2. 2

    Quando o filhote fizer xixi no lugar correto, encha-o de elogios. Como seus parentes Maltês, os Morkies têm um forte desejo de agradar seus donos, por isso um reforço positivo funciona muito melhor do que a punição. Seu Morkie vai aprender que, quando se aliviar no lugar certo, ele vai ganhar uma reação entusiástica.

  3. 3

    Prenda o Morkie quando não estiver em casa ou confine-o a uma pequena área onde não fará danos, se tiver um acidente. Prender o filhote em uma caixa ou um lugar restrito diminui as chances de ele fazer xixi no lugar errado, porque ele não vai querer sujar onde dorme. Se ele fizer xixi, você poderá limpar facilmente a bagunça. Você terá que compensar o confinamento com muitas oportunidades para exercício quando chegar em casa. A herança Yorkshire Terrier dá aos Morkies muita energia, e eles precisam de chances regulares para gastá-la.

  4. 4

    Alimente o Morkie no mesmo horário todos os dias. Se mantiver horários regulares de alimentação e tirar os restos de ração depois que ele tiver tido tempo de comer, você vai incentivar uma programação regular das necessidades do cão. Morkies são pequenos, por isso é importante controlar as porções para garantir que ele não fique obeso, assim como para regular o horário de evacuar. Você saberá quando for preciso levar seu Morkie para se aliviar, porque ele irá no mesmo horário todo dia.

  5. 5

    Não se aborreça se o seu Morkie tiver "urina submissa". Muitos filhotes vazam alguma urina quando ficam animados ou nervosos, especialmente aqueles com bexigas menores. Isso é involuntário, então não é um verdadeiro "acidente". Seu Morkie deve superar o problema com seis meses de idade. Entretanto, não faça um grande estardalhaço ou puna-o porque ele não pôde controlar os vazamentos.

Dicas & Advertências

  • Aprenda a ler a linguagem corporal do seu Morkie e em breve você será capaz de dizer quando ele precisa sair. Ele ficará inquieto, agitado ou andará em círculos e começará a farejar um local para fazer xixi. Quando observar esses comportamentos, leve imediatamente o cachorro fora para o local correto.
  • Nunca puna seu filhote Morkie por um acidente esfregando o seu focinho na sujeira e gritando ou espancando-o. O cão não vai entender por que você está com raiva, e como os Morkies são pequenos, você pode machucá-lo dando castigos físicos. Além disso, o lado do Yorkshire Terrier do seu Morkie pode deixá-lo agressivo se você bater nele. É muito mais eficaz se concentrar no reforço positivo, em vez da punição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível