Mais
×

Como domesticar gatos filhotes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Gatinhos adoram correr, brincar e explorar -- no entanto, se isso for feito à custa da mobília ou da sua paz -- é hora de mostrar ao animal quem é que manda. Isso pode obrigar você a monitorar o comportamento do gatinho, para ver quando ele se comporta mal e o que faz de errado. Por exemplo, se ele quiser brincar sempre na hora em que você vai para a cama, esse é o momento certo para mostrar a diferença que existe entre um comportamento aceitável e um reprovável.

Instruções

Seu gatinho deve confiar em você -- em vez de temê-lo (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Registe os maus hábitos do seu gatinho e estabeleça com ele padrões de comportamento. Você precisa treiná-lo desde pequeno, para que o mau comportamento não se torne um hábito.

  2. Use formas de punição à distância e audíveis. Se bater no gato, ainda que suavemente, tomar-a uma atitude ineficaz para modificar o mau comportamento. Em vez disso, os gatinhos respondem melhor a punições audíveis -- às quais você não está diretamente ligado. Por exemplo, produza ruídos com uma lata de ar comprimido ou um sino. Se surpreender o gatinho quando ele se comportar mal, poderá ensiná-lo a não repetir tais atitudes.

  3. Recompense o gatinho quando se comportar bem. Mostre que você é quem manda na casa tanto para o punir como para o recompensar. Dê um presente cada vez que ele se portar bem, como, por exemplo, quando ele brincar com você sem o arranhar ou morder.

  4. Dê ao gatinho brinquedos para ele libertar a energia e agressividade. Gatinhos gostam de brincar e quando não têm oportunidade de fazê-lo, geralmente, expressam o seu estresse e esquecem que você é o dono da casa. Se der brinquedos aliciantes como bolas, catnip e arranhadores, eles se mantêm entretidos -- evitando comportamentos mais agressivos.

O que você precisa

  • Brinquedos
  • Arranhador
  • Catnip
  • Presentes
  • Dispositivo que emite ruído, como uma lata de ar comprimido
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article