×
Loading ...

Como fazer um domo de estufa de PVC para o quintal

Atualizado em 20 julho, 2017

Se você é um jardineiro, ter sua própria estufa no quintal é divertido e recompensador. Você pode cultivar suas sementes para economizar bastante dinheiro e aproveitar o ambiente externo antes dos outros. Os domos de estufa podem ser caros para comprar, mas há uma maneira de construir um cano de PVC relativamente simples e muito mais barata.

Instruções

Canos de PVC (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

    Montagem da estrutura

  1. Com o lado liso para baixo, coloque um cano de 60 cm nas duas pontas de uma conexão para quatro canos. Coloque outra conexão na ponta de cada um desses canos. Repita esse procedimento por 10 vezes, até ter a base de seis metros em forma de círculo.

    Loading...
  2. Forme triângulos, encaixando dois canos de PVC nas pontas abertas das conexões de quatro canos, apontando para cima. Isso criará a primeira fileira do domo.

  3. Conecte os triângulos, prendendo as conexões de cinco pontas em dois canos próximos. Alterne as conexões de cinco com as de seis pontas, por toda a volta da primeira fileira do domo.

  4. Dessa vez de forma horizontal, coloque 10 canos de PVC entre essas conexões para começar a segunda fileira.

  5. Crie mais triângulos, encaixando 15 canos no resto das aberturas, na segunda fileira.

  6. Use as conexões de cinco e seis pontas sobre esses triângulos. As conexões irão segurar os três canos do passo 5.

  7. Entre essas conexões de seis pontas, coloque cinco canos de PVC de 60 cm de forma horizontal.

  8. Posicione os últimos cinco canos apontando para o topo do domo, e feche com a última conexão de cinco pontas. Crie um espaço para a porta, removendo um cano de um triângulo invertido próximo à base da estufa.

  9. Faça furos em cada cano e conexão. Insira um parafuso com arruela através do buraco e fixe com uma arruela e porca do outro lado. Isso reforçará a estrutura. Coloque os parafusos para o lado externo (e a porca do lado interno) para evitar danos à cobertura do domo plástico.

  10. Coloque os quatro postes "T" no chão, do lado de dentro do domo, segurando a camada base do cano de PVC para ter mais estabilidade.

    Cobertura da estufa

  1. Junte vários pedaços de plástico usando fita adesiva transparente para criar uma lona de polietileno de 30 metros quadrados. Com a ajuda de alguém, coloque esse polietileno sobre a estrutura da estufa.

  2. Usando prendedores, fixe o plástico na estrutura. Enterre o excesso de plástico no lado, usando solo, para evitar que seja sobrado pela brisa.

  3. Faça uma abertura para a porta, cortando o plástico ao longo do espaço criado na base da estufa. Use a fita adesiva para evitar que rasque mais do que o desejado. Essa abertura pode ser deixada aberta com prendedores, para a ventilação, ou deixada fechada para prender o calor e a umidade.

Loading...

Dicas

  • Conserte qualquer rasgo no plástico usando a fita adesiva.

Aviso

  • Os canos de PVC podem quebrar se você apertar muito os parafusos. O local escolhido para a estufa deve ser nivelado.

O que você precisa

  • 60 peças de canos de PVC com 60 cm de comprimento
  • 10 conexões para quatro canos
  • 6 conexões para cinco canos
  • 10 conexões para seis canos
  • 120 parafusos e porcas correspondentes, 7 cm de comprimento
  • 240 arruelas que se encaixam nos parafusos
  • 30 metros quadrados de polietileno com estabilizante UV
  • 20 prendedores
  • Rolo de fita adesiva reforçada
  • 4 postes "T"

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...