Economia

Como ser dono de uma franquia de cafeterias

Escrito por herman cruz | Traduzido por luísa ferreira
Como ser dono de uma franquia de cafeterias

Uma franquia de café ajuda a atrair clientes que já são familiarizados com a marca

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

A vantagem de possuir uma franquia de cafeteria é que você terá o direito de usar um nome com o qual as pessoas estão familiarizadas. Você também poderá usar as receitas, os cardápios e as ferramentas de publicidade da rede e, em alguns casos, a franquia oferece treinamento para os funcionários. Esses fatores tiram a pressão de criar um conceito ou um tema original para seu estabelecimento. No entanto, há alguns desafios. Por exemplo, para garantir que a sua franquia seja bem-sucedida, deverá selecionar uma boa localização, ter um apoio financeiro sólido e estar preparado para operá-la por um longo tempo.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pesquise as franquias de cafeterias disponíveis. Se não souber quais são as opções, pode consultar listas na internet, em páginas como PortaldoFranchising.com.br e SoFranquias.com.br.

  2. 2

    Visite os sites oficiais das franquias em que você está interessado e acesse a seção "Seja um franqueado" ou similar. Normalmente o link com oportunidades de franquia está disponível na parte inferior da página.

  3. 3

    Visite uma franquia local da empresa na qual está interessado para ver como ela funciona. Prove o café e a comida, para garantir que são bons. Fale com o gerente e pergunte como estão as vendas e quais são as horas de maior movimento. Se puder, visite a loja em diferentes momentos do dia, incluindo durante as horas mais movimentadas, para ver quão cheia ela fica. Se a cafeteria estiver sempre vazia não é um bom sinal.

  4. 4

    Examine atentamente as qualificações exigidas para comprar a franquia escolhida. Confira o que é preciso para estar financeiramente qualificado, o investimento inicial necessário, a taxa de franquia, as taxas de serviço, os custos de propaganda e o tamanho mínimo para a loja em que você está interessado. Se precisar de financiamento, considere sua situação financeira e seu perfil de crédito. Algumas franquias oferecem financiamento e outras, não.

  5. 5

    Apresente o pedido de franquia. Por exemplo, no caso da empresa norte-americana Cafe Yumm!, os interessados devem preencher um formulário de franquia, onde informam dados de contato, empregos e informações financeiras. Em seguida, um supervisor analisa seu pedido e entra em contato para fazer perguntas e determinar se será aprovado para possuir uma franquia. Um contrato mais aprofundado será apresentado para você, se julgarem que está qualificado.

Dicas & Advertências

  • Se não tiver muita experiência no ramo, entre em contato com um consultor ou um especialista em franquias, que pode ajudar a determinar se você está em uma boa situação para possuir uma franquia. Além disso, é recomendado buscar assistência jurídica para ajudar a entender os termos do contrato.
  • Antes de comprar uma franquia de café é importante conhecer seus pontos fortes. Entender de marketing, vendas, atendimento ao cliente, contabilidade e recursos humanos é fundamental para montar uma empresa de sucesso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media