Dor da articulação do tarso transversal

Escrito por sandra koehler | Traduzido por ede m.s.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dor da articulação do tarso transversal
A dor pode ter um início súbito (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A dor na articulação transversa do tarso refere-se a dor ou desconforto em todo o pé. Ela pode se espalhar para os tornozelos e os dedos dos pés, causando dificuldades nas atividades diárias ou movimentos relacionados com esporte, especialmente com atividades intensas ligadas com o tornozelo, tais como correr, saltar ou ginástica. A dor pode ter um início súbito, como acontece com uma lesão; ou ter um início gradual, como visto em mudanças estruturais do pé e tornozelo.

Outras pessoas estão lendo

Os ossos tarsais

Os tarsos são um grupo de sete pequenos ossos que compõe o pé. O osso do tarso tálus, também conhecido como o osso do tornozelo, liga o tornozelo à tíbia e à fíbula, formando a articulação subtalar. A tíbia e a fíbula são dois ossos longos da perna. A articulação subtalar é responsável pelo movimento do pé e do tornozelo. Também são incluídos o osso calcâneo, ou osso do calcanhar, e cinco ossos irregulares que criam o arco do pé.

Dor nas articulações do tarso transversal

A dor na articulação transversa do tarso é a dor do pé ou desconforto horizontal no mesmo. Isto pode acontecer por causa de uma lesão ou alteração estrutural da articulação devido a condições como a artrite. A dor na área do pé também pode acontecer a partir de entorses, tensão, espasmos musculares ou uso excessivo. A síndrome do túnel do tarso ou STT, por exemplo, é semelhante à do túnel do carpo na mão. Este é o local onde existe a passagem do nervo tibial posterior, o que pode resultar em dor, entorpecimento e uma fraqueza geral do pé ou tornozelo.

Os sintomas de dor na articulação transversa do tarso

Dor no pé ou desconforto podem ser sentidos em todo o pé e podem irradiar dentro e ao redor do tornozelo e da articulação subtalar, e também nos dedos do pé. Estes sintomas podem estar presentes com ou sem inchaço do pé ou tornozelo. A dor pode se agravar com a sustentação de peso em cima do pé ou com movimentos.

Tratamento de dor na articulação transversa do tarso

O tratamento de dor na articulação transversa do tarso inclui a administração dos sintomas. A aplicação de gelo na articulação subtalar e a utilização de relaxantes musculares ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais podem aliviar a inflamação ou inchaço da área. Isso pode ajudar a liberar a compressão do nervo, a qual pode estar causando a dor. Em casos graves de inflamação, injeções de esteroides podem ser necessárias. Outras opções de tratamento incluem modalidades de terapia física para alívio da dor.

Reabilitação da articulação transversa do tarso

Uma vez que a dor e o desconforto inicial diminuem, a reabilitação ou restauração de movimento sem dor é o principal objetivo. Isto pode ser conseguido por meio de um programa de exercício de alongamento para a restauração da função normal do pé e do tornozelo. A reabilitação pode incluir também atividades especializadas para retornar às atividades físicas anteriores, como esportes. Faixas ou órtese podem ser necessárias para fornecer suporte para a articulação afetada até que a cicatrização e recuperação total sejam atingidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível