Mais
×

Dor externa do joelho

Atualizado em 21 julho, 2017

A dor na parte exterior do joelho é conhecida com dor lateral do joelho. Uma causa comum para a dor lateral do joelho é a chamada síndrome da banda iliotibial, também conhecida como síndrome da fricção da banda iliotibial.

A síndrome da banda iliotibial é causa comum de dor lateral no joelhos de atletas (Image by Flickr.com, courtesy of Evonne)

Síndrome da banda iliotibial

A banda iliotibial é uma faixa grossa e fibrosa que começa no lado externo do quadril e vai até abaixo do joelho. A função da banda é estabilizar o joelho, especialmente durante atividades que envolvem corrida. A síndrome é a irritação e inflamação que é causada pela banda fechada ou encurtada, que fricciona contra a junção externa do joelho por meio da flexão e extensão repetidas.

Sintomas

Os sintomas da síndrome incluem dor, sensibilidade, ardência, pontadas ou queimação no lado externo da junção do joelho. Algumas vezes, a dor irradia para a coxa.

Fatores de risco

Os potenciais fatores de risco da síndrome da banda iliotibial incluem uma faixa iliotibial compacta preexistente, uma discrepância no comprimento da perna, correr uma alta quilometragem semanal, intervalos de treinos ou músculos abdutores fracos do quadril.

Tratamento

O tratamento para a síndrome da banda iliotibial inclui gelo, fortalecimento dos músculos (abdutores) na lateral externa do quadril e alongamento.

Prevenção / solução

Para prevenir a síndrome da banda, corrija qualquer falha biomecânica, use calçados adequados, alongue e fortaleça os músculos próximos aos quadris e joelhos.

Outras causas de dor lateral do joelho

Lesões no menisco e artrite óssea também podem causar dor lateral do joelho.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article