Saúde

Dor de garganta e de ouvido

Escrito por steve repsys | Traduzido por philipe oliveira
Dor de garganta e de ouvido

Dor de garganta

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Garganta e ouvidos têm relação em comum. A trompa de Eustáquio, responsável por manter fluidos para fora do ouvido médio, é interligada à garganta. Caso o canal inche devido a uma dor de garganta, ocorrerá uma obstrução. Essa pressão crescente resultará em dor de ouvido.

Outras pessoas estão lendo

Fisiologia

Orelhas, nariz e garganta estão estreitamente ligados. Na presença de uma infecção, inflamação ou alergia, todas as áreas estarão afetadas. As cavidades nasais filtram o ar e o aquecem antes de chegar aos pulmões. Essas cavidades estão também interligadas com a garganta e com a orelha. Quando há obstrução da passagem, tornando-a entupida ou acumulando muco, haverá a dor de ouvido. A conexão entre ouvido, nariz e garganta permite a troca de fluidos nas áreas, possibilitando a disseminação de infecções.

Dor de garganta

Dor de garganta é uma condição que afeta a área em torno das amígdalas, chamada de faringe. Dores de garganta são muitas vezes resultantes de infecção causada por vírus ou bactérias. A dor de garganta, também, pode ser um sintoma de outros problemas de saúde, tais como gripe ou febre. Em crianças é comum dores de garganta, mas uma pessoa de qualquer idade pode adquiri-la.

Sintomas

Dor de garganta é caracterizada por dor e dificuldade para engolir. A garganta fica vermelha e inchada e, muitas vezes, estende a dor para o ouvido. Inflamação de garganta é muitas vezes acompanhada por altas temperaturas e inchaço dos gânglios linfáticos.

Complicações

Na maioria das vezes, uma dor de garganta não apresenta qualquer complicação de saúde e desaparece em uma semana. No entanto, algumas complicações podem se desenvolver e levar a uma infecção, não só no ouvido médio, mas também no peito ou nos seios nasais. Caso a infecção seja por estreptococos, é possível que se desenvolva erupções cutâneas.

Tratamento

A dor de ouvido pode ser gerada pela obstrução do tubo de Eustáquio por fluidos para a parte de trás da garganta, provocando vermelhidão e infecções na garganta. Um gargarejo com uma solução preparada com uma colher de chá de sal e água morna de tempos em tempos pode ser uma boa alternativa. Tome Tylenol para aliviar a dor e beba bastante líquido. Fique longe de cafeína e álcool. Caso a dor de garganta não desapareça em uma semana, consulte um médico.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media