Dor inexplicável no pé

Escrito por gregory hamel | Traduzido por max jahnke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dor inexplicável no pé
Radiografia de um pé (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O pé humano é uma estrutura complexa constituída de 26 ossos e dezenas de articulações, músculos, tendões e ligamentos. Os pés são muito eficazes na absorção de choque, mas quando eles são submetidos a muito estresse, desenvolve-se dor no pé. Enquanto traumas agudos, como entorses e rupturas, vêm de um incidente óbvio, certos tipos de dores no pé podem ocorrer a partir de esforço repetitivo e podem iniciar gradualmente sem nenhuma causa óbvia.

Outras pessoas estão lendo

Fascite plantar

A fascite plantar é uma causa comum de dor crônica no pé, causada por uma irritação de uma faixa de tecido chamada fáscia plantar, que se estende através do arco do pé e se conecta ao calcanhar. A fascite plantar muitas vezes ocasiona dor no calcanhar e também pode estar associada com a dor no arco. A dor pode aparecer mais ao acordar ou após períodos de descanso. A fascite plantar geralmente ocorre em pessoas com pés chatos e aqueles que apoiam demais os pés em seus calcanhares ao caminhar ou correr.

Sesamoidite

A sesamoidite é outro tipo de dor de inicio gradual, uma dor repetitiva que pode afetar a parte dianteira do pé, perto da base do dedão do pé. Ela ocorre quando a cápsula do tendão e articulação do dedão do pé tornam-se irritados e inflamados, resultando em dor. A dor geralmente vem um ou dois dias após a atividade que causou a tensão inicial, mas pode persistir se a atividade continuar. A sesamoidite tende a ser comum em pessoas jovens, com altos níveis de atividade, tais como corredores de longa distância e dançarinos. Aqueles com arcos altos ou que usam sapatos de salto alto podem ter um risco aumentado de desenvolver sesamoidite.

Metatarsalgia

Metatarsalgia é outra possível causa de dor no pé. Essa condição ocorre quando as cabeças dos metatarsos - os ossos longos que ligam os dedos dos pés - irritam-se e inflamam devido a um choque repetitivo, causando dor ao longo do peito do pé. Vestir um calçado restritivo como saltos altos, sapatos ou tênis sem espaço suficiente na parte da frente do pé, pode ocasionar metatarsalgia. Atividades impróprias sobre o peito do pé durante a execução de exercícios de alto impacto vão aumentar as chances de desenvolver metatarsalgia.

Outras causas

A dor inexplicável no pé pode ser causada por uma ampla variedade de condições subjacentes. Se você sentir dor no pé apesar do uso limitado deles, sua dor pode ser resultado de uma condição de lesões comuns de esforço repetitivo. A doença arterial periférica (DAP) - obstrução das artérias nas extremidades - pode levar a pés dolorosos e dormência. Estar acima do peso ou obeso tende a aumentar a probabilidade da doença e aumenta as chances de ter problemas nos pés com uso moderado ou leve. Uma infecção fúngica dos pés, como pé de atleta, pode causar dor e desconforto.

Tratamento

Um plano de tratamento bem sucedido para pés dolorosos começa por determinar a causa da dor. A dor causada por esforço repetitivo e irritação dos vários tecidos, tendões, ligamentos e articulações do pé pode muitas vezes ser aliviada pelo uso de calçados que se encaixam corretamente e também apoiam o pé. Usar palmilhas ou órteses personalizadas também pode reduzir a dor do pé. Enquanto a dor persiste, é importante reduzir o nível de tensão colocado sobre o pé, de modo a que o problema não fique exacerbado. A aplicação de gelo e uso de medicação anti-inflamatória podem ajudar a reduzir a dor e acelerar a recuperação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível