Dor no joelho durante a pose de lótus

Escrito por s.e. brinamon | Traduzido por jessica lopes bonifacio
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Dor no joelho durante a pose de lótus
Saiba os limites do seu corpo sempre (Getty Images/Digital Vision/Getty Images)

A pose Lótus -- também conhecida pelo seu nome em sânscrito, "padasana" -- é uma posição avançada do yoga na qual cada pé fica em cima da coxa oposta. É comumente utilizada para a meditação, mas, se realizada de forma inadequada ou por longos períodos de tempo, a pose de lótus pode resultar em dor nos joelhos. Além disso, algumas pessoas, mesmo aquelas avançadas no yoga, podem não ter a flexibilidade de realizar a pose, por isso não se esforce desnecessariamente.

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Coxas

Na pose de lótus, suas coxas rodam externamente (de fora para o centro) de 100 a 115 graus. Dor no joelho durante a pose de lótus pode ocorrer porque as coxas não estão suficientemente dobradas, fazendo com que o joelho rode no lugar delas. Os quadris estreitos também podem limitar a rotação externa.

Tornozelos

A posição do tornozelo também pode afetar a dor no joelho na pose. Dobrar o tornozelo para dentro permite que o seu pé se posicione sobre o joelho exterior fazendo uma pressão indevida e que pode causar dor no joelho.

Ajustes

A rotação externa das coxas pode ser assistida por meio de alterações físicas. Você pode tentar isso em si mesmo ou procurar a ajuda de um instrutor de yoga qualificado. Enquanto se prepara para entrar na pose de lótus, use as mãos para girar cada coxa para fora de modo que a parte interna delas venham para a frente.

Alternativas

Até que você possa praticar a pose de lótus sem experimentar dor no joelho, tente sentar em outras poses meditativas como Pose fácil (sukhasana), Posição Perfeita (siddhasana) ou Meia-Lótus (ardha padmasana). Pratique poses preparatórias, tais como Posição do Sapateiro (baddha konasana), Cabeça no Joelho (janu Sirasana) e Olho da Agulha (sucirandhrasana) para abrir os quadris e praticar a rotação externa das coxas.

Considerações

Se você sentir dor forte nos joelhos durante todo o Yoga, libere-a ou suavize a pose. Nunca force a si mesmo ou permita-se ser forçado na pose de lótus. Ela pode agravar uma lesão prévia do joelho; assim, os alunos com antigas lesões devem evitar a pose de lótus, se sentirem dor.

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