Dor no pescoço por causa do dente do siso

Um dente que não consegue rasgar a gengiva é um "dente incluso"

Comstock/Comstock/Getty Images

Um dente que não consegue rasgar a gengiva é um dente incluso. Esses dentes podem causar dor de cabeça, dor na mandíbula, inchaço dos gânglios linfáticos e dor de garganta. De acordo com a National Library of Medicine (NLM), "os dentes mais comuns para se tornarem inclusos são os dentes do siso (terceiro conjunto de molares)".

Causa

Os dentes do siso podem causar dor ao diminuir o espaço dos dentes vizinhos, o que também pode levar a um desalinhamento da mordida. A infecção ocorre em dentes do siso porque eles prendem as partículas de alimentos e placa bacteriana ao longo da linha da gengiva e a infecção pode espalhar-se por toda a boca e até o pescoço.

Infecção

Se a infecção causada por dentes do siso se espalha para o pescoço, seus nódulos linfáticos podem inchar, causando dor até você começar o tratamento para a infecção. A dor ocorre na maioria das vezes nos estágios iniciais da inflamação, quando os gânglios linfáticos incham-se rapidamente, de acordo com a NLM.

ATM

Doença da ATM, ou doença articular temporomandibular, às vezes ocorre durante o crescimento dentes do siso ou após a remoção deles. Geralmente acompanhada por dor aguda na boca e dificuldade de mover o maxilar, a ATM corresponde diretamente com os nervos em torno da articulação, na parte superior da mandíbula. De acordo com o Orofacial Disorders Center, estes nervos se misturam com os nervos do pescoço, permitindo facilmente que a dor crônica irradie para ele.

Tratamento

De acordo com o Guia do Consumidor à Odontologia ", dentes do siso inclusos podem tornar-se dolorosos e problemáticos, a ponto de muitas vezes serem extraídos através de uma microcirurgia oral." Após a cirurgia, seu dentista pode prescrever analgésicos para aliviar a dor na gengiva, mandíbula ou pescoço. Os pacientes devem comer alimentos macios e fáceis de mastigar, pois alimentos mais duros irão agravar a dor.

Cuidados

Seu médico pode pedir exames médicos, tais como, raios X, biópsia ou exames de sangue, para garantir que uma doença médica subjacente não esteja causando sua dor de garganta. De acordo com a NLM, dor no pescoço que ocorre de repente é normalmente resultado de ferimentos ou infecções, mas condições médicas graves também podem causar inchaço dos gânglios linfáticos, incluindo "um abcesso ou câncer."

eHow Brasil
×