Saúde

Dor no meio das costas

Escrito por allison westbrook | Traduzido por marcella narvaes
Dor no meio das costas

Cuidado se a dor nas costas for persistente

Mykola Velychko: photoxpress.com

Uma dor nas costas é uma reclamação comum que pode ser resultado de uma tensão muscular ou um sintoma de muitas doenças. Se a dor persistir, o seu médico deve diagnosticar a causa da dor e o tratamento pode ser tão simples como uma visita em um quiroprático. Contudo, a dor no meio das costas pode também ser um sintoma de um problema mais sério como pneumonia ou uma infecção do rim - que exige atenção médica imediata.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Uma das causas mais comuns para a dor nas costas é uma distensão. Isso pode ter acontecido devido à um levantamento de peso ou uma lesão anterior. Se esteve em um acidente de carro, é possível que tenha ferimentos nas costas que podem se tornar mais profundos quando você se move em uma certa direção ou esforça seus músculos demais com muita atividade física. Outras causas para a dor no meio das costas incluem problemas na coluna espinhal como artrite ou escoliose. A artrite pode ocorrer em qualquer idade, mas de acordo com a Laser Spine Institute (LSI - Instituto do tratamento para a espinha dorsal com laser, tradução livre), é mais comum em mulheres com mais de 45 anos. A LSI também afirma que mais de 90% dos Norte-Americanos com mais de 55 anos são afetados de alguma forma pela artrite. Já a escoliose causa uma curvatura anormal da espinha e é geralmente diagnosticada durante a infância ou adolescência. Pneumonia pode também causar uma dor aguda nas costas, como pode a pancreatite, a infecção no rim e problemas na vesícula biliar. A dor nessa região pode ser um sinal de úlceras pépticas e problemas cardíacos.

Tratamento

O tratamento para essa dor depende de sua causa e localização. Para problemas associados com uma lesão nas costas ou atividades árduas, uma compressa quente pode ser usada para acalmar a dor nos músculos e o seu médico pode também prescrever fisioterapia. Se a espinha estiver desalinhada, um quiroprático pode manualmente ajustá-la para dar alívio imediato e a longo prazo. De acordo com a Mayo Clinic, antibióticos são usados para tratar infecções nos rins; quando a infecção for grave, o paciente pode ser internado no hospital para evitar septicemia ou falência renal. Pneumonia e pancreatite também exigem hospitalização para tratamento apropriado. Úlceras pépticas são geralmente tratadas com antibióticos e uma dieta sem ácidos. O tratamento para as doenças cardíacas podem incluir exercícios físicos e uma mudança na dieta com a adição de bloqueadores beta e inibidores ECA.

Considerações

Se estiver com dores nas costas, anote a hora que a dor começou. Para poder fornecer um diagnóstico melhor, seu médico gostará de saber se foi um problema gradual ou uma dor repentina. Ele pode te perguntar se a dor melhora em certos pontos do dia ou se fez algum esforço antes do começo da dor.

Prevenção/Solução

De acordo com a National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina, tradução livre), começar a fazer alongamentos e praticar exercícios regulares para as costas pode ajudar a fortalecer os músculos, prevenindo que dores futuras possam ocorrer novamente. Para ajudar a prevenir infecções no rim, beba muitos líquidos, especialmente água; a Mayo Clinic diz que urinar frequentemente ajuda a retirar a bactéria do sistema urinário, ajudando a prevenir infecções. Pancreatite e cálculos renais podem ser prevenidos ao manter um peso saudável, se alimentando com uma dieta equilibrada e fazendo muitos exercícios físicos vigorosos, todos podem ajudar a prevenir lesões nas costas devido à obesidade e estilo de vida sedentário.

Advertência

Se você estiver com uma dor aguda no meio das costas que seja inexplicável e interfira na sua vida diária, consulte seu médico o mais rápido possível. É fácil pensar que o que poderia ser uma infecção severa como pneumonia ou pancreatite é "apenas" um músculo distendido. Contudo, se for uma infecção e ela não for tratada, as consequências a longo prazo podem ser mais graves.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media