Dor muscular sem exercício e esforço físico

Escrito por gail sessoms | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dor muscular sem exercício e esforço físico
Dor muscular em todo o corpo normalmente é causado por alguma doença (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O corpo humano possui mais de 600 músculos que desenvolvem as mais variadas funções, sendo que alguns podem ser controlados, como os músculos esqueléticos, e outros, como os músculos cardíacos, funcionam involuntariamente. Dor muscular, também chamada de mialgia, varia de média a extrema e acontece com a maioria das pessoas ocasionalmente. A mialgia pode acontecer em qualquer parte do corpo e durar por dias ou meses. Entretanto, a dor muscular que não é causada por esforço físico ou exercício pode ter uma causa externa, podendo ser sintoma de doença.

Outras pessoas estão lendo

Localizada ou sistêmica

A maioria das dores musculares é localizada ou sistêmica, ocorrendo apenas em um músculo, alguns músculos ou em partes específicas do corpo. Dores localizadas são geralmente causadas por estresse, tensão, machucados e sobrecarga, segundo a mayoclinic.com. As dores musculares sistêmicas, que são mais espalhadas pelo corpo, normalmente são efeitos de infecção, doença ou medicamento tomado.

Causas comuns

As causas mais comuns da dor muscular sistêmicas são condições médicas e doenças como fatiga crônica, fibromialgia, infecções virais e bacterianas, gripes, lúpus, febre maculosa e doença de Lyme. A claudicação, sintoma de doença periférica da artéria, limita a circulação do sangue para os vasos dos braços e pernas e causa dor exponencial. A Estatina, medicamento prescrito para tratar o colesterol alto, pode causar sérios problemas musculares, incluindo dor.

Tratamento

Alguns pacientes têm menores efeitos colaterais, incluindo dor muscular, depois de mudar de estatinas. A dor muscular causada por doenças como a gripe deve passar depois de a doença ser curada. Entretanto, o tratamento da dor muscular causada por condições crônicas pode depender de tratamento de condições e sintomas escondidos. O tratamento da doença da artéria periférica pode melhorar a circulação de sangue nos vasos das pernas e braços, diminuindo a claudicação e a dor muscular. Pacientes com fibromialgia, que causa uma dor sistêmica dos músculos esqueléticos, podem tomar analgésicos e anti-depressores para melhorar da dor muscular.

Cuidados médicos

Dores musculares sistêmicas são normalmente resultados de doenças e condições médicas sérias e necessitam da atenção de um médico. Você deve procurar um médico e agendar uma consulta se a dor muscular durar mais de uma semana, se a doença estiver associada com má circulação do sangue nas pernas ou se notar sinais de infecção, como inchaço e vermelhidão na área de dor. Talvez precise ver seu médico imediatamente se notar erupção cutânea, mordida de carrapato ou se começar a sentir dor muscular depois de começar a tomar medicamento. Cuidados médicos emergenciais são necessários se junto com a dor muscular você sentir tontura, torcicolo, febre alta, problemas respiratórios ou fraqueza muscular.

Dicas e alertas

Seu médico pode diagnosticar a causa da dor muscular e prescrever tratamento ou pode recomendar medicações e tratamentos para aliviar a dor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível