Dor nas costas causada pelo cisto pilonidal

Escrito por shelley moore | Traduzido por fabiana silva

Um cisto pilonidal é uma lesão na pele, quase sempre localizada no cóccix e sobre as nádegas. Embora seja muito comum chamar essa doença de cisto porque se parece com um, tecnicamente o seu crescimento não possui a estrutura celular de um cisto verdadeiro. Essa lesão geralmente não causa problemas, mas pode infeccionar e, quando isso acontece, provoca dor e outros sintomas que precisam ser tratados para evitar complicações.

Identificação

De acordo com o site da Mayo Clinic, os cistos pilonidais são mais comuns em homens que em mulheres e, normalmente, ocorrem entre os 15 e 24 anos de idade. Essa lesão pode se desenvolver se o indivíduo nascer com uma depressão fina ou com vias nervosas no cóccix, ou se um pelo solto penetrar na pele e provocar uma reação no local. Com o tempo, esses cistos podem acumular mais pelos, restos de pele e sujeira, causando infecção, especialmente se a área não for inteiramente limpa todos os dias.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de surgimento ou de infecção de um cisto pilonidal. Um estilo de vida em que a pessoa precise ficar muito tempo sentada, obesidade, fricção na área pelo uso de roupas apertadas, excesso de pelos, pelos grossos e duros, transpiração excessiva e falta de higiene são todos fatores que contribuem para o surgimento de cistos pilonidais.

Sintomas

Um cisto pilonidal infectado causa dor na área do cóccix e, às vezes, dor severa na parte inferior da coluna. Também podem ocorrer inchaço e vermelhidão no local, junto com drenagem de pus ou de sangue que pode ter mau cheiro. A pessoa afetada pode conseguir ver o pelo saindo do cisto.

Tratamento médico

De acordo com a Mayo Clinic, um cisto pilonidal infectado deve ser tratado para evitar complicações, as quais podem até levar ao câncer de pele. O tratamento inicial envolve a punção do abscesso, um procedimento que é realizado com anestesia local. O médico drena o líquido e remove o pelo e os outros resíduos. Conforme as informações fornecidas pela Mayo Clinic, cerca de metade dos pacientes acometidos por essa doença não necessita de tratamento adicional, mas a cirurgia é necessária se a área ficar infeccionada. O médico também poderá prescrever antibióticos.

Alívio da dor

De acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, após o tratamento do cisto pilonidal, aconselha-se fazer banhos mornos de imersão para aliviar a dor nas costas. O médico também pode recomendar o uso de paracetamol (Tylenol) ou de um anti-inflamatório não-esteroide como o ibuprofeno (Advil) para o alívio da dor.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível