Dor no pulso e no polegar

Escrito por d. clark | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dor no pulso e no polegar
A mão e o pulso são uma estrutura complexa feita com muitos tendões, ligamentos e nervos (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

A mão e o pulso são uma estrutura complexa feita com muitos tendões, ligamentos e nervos. Há muitos diagnósticos que podem ser feitos por um cirurgião ortopédico especializado em cirurgia de mão. Alguém que estiver sentindo dor no pulso ou no polegar precisa ter uma ideia melhor do que este problema pode ser e quando é melhor procurar ajuda médica profissional.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Sintomas no pulso e polegar podem incluir dor, amortecimento, fraqueza e, às vezes, fisgadas no dedo. Dor no pulso pode limitar os movimentos e, às vezes, a dor pode subir pelo braço em direção ao cotovelo ou mesmo para baixo, até as pontas dos dedos. Estiramentos, distensões ou até mesmo fraturas podem causar sintomas graves, mas são os sintomas recorrentes sem ferimentos que podem constituir um problema, como túnel carpal ou cisto sinovial.

Conhecimento de problemas da mão e do pulso - síndrome do túnel carpal

Há muitos problemas que podem afetar o pulso e a mão, junto com uma significativa dor no polegar. A síndrome do túnel carpal é uma doença muito dolorosa que a pessoa pode ter após realizar movimentos repetitivos por um período de tempo. O nervo mediano em seu pulso pode ficar irritado pela pressão constante sobre o nervo e pode causar os sintomas de túnel carpal. Uma pessoa com esta síndrome pode ter sintomas de fisgadas nos dedos e, às vezes, dor que sobe pelo braço.

Conhecimento de problemas da mão e do pulso - cisto sinovial

Um cisto sinovial pode aparecer como um inchaço ou um nódulo mole sobre as costas da mão na articulação do pulso ou no lado da palma do pulso. Sua causa ainda não é exatamente conhecida, apesar de pessoas muito ativas serem mais propensas a desenvolver o cisto sinovial. Ele forma-se numa cápsula ou tendão da articulação, abaixo da pele, e pode tornar-se muito doloroso, especialmente se crescer demais. Um cisto sinovial é muito fácil de ser detectado e não é preocupante, a não ser que haja dor e outros sintomas envolvidos.

Conhecimento de problemas da mão e do pulso - contratura de Dupuytren

Uma contratura de Dupuytren é melhor descrita como o enrijecimento da pele na palma e nos dedos. Nódulos podem aparecer na palma e nos dedos acompanhados de dor. Em geral, o enrijecimento da pele pode fazer com os dedos se movam em direção à palma. Uma contratura de Dupuytren geralmente envolve os dedos mínimo e anular e é mais comum em homens que em mulheres. Ela não ocorre por algum tipo de ferimento e é mais comum em idosos.

Conhecimento de problemas da mão e do pulso - artrite do pulso

A artrite do pulso e polegar pode causar dor e perda de mobilidade. É geralmente descrita como uma dor aguda que, às vezes, pode ser aliviada com medicamentos sem prescrição. Artrite do pulso pode afetar muitas pessoas, especialmente aquelas que usaram os pulsos e os dedos em movimentos repetitivos por um longo período de tempo. Há dois tipos de artrite: osteoartrite e artrite reumatoide. A osteoartrite apresenta-se tipicamente com sintomas de dor, inchaço e fraqueza generalizada do pulso e dedos. Os sintomas de artrite reumatoide são semelhantes, excetuando que a força de agarrar é comprometida. Podem também aparecer nódulos dolorosos nas articulações dos dedos, especialmente nos nós do punho.

Conhecimento de problemas da mão e do pulso - tendinite de De Quervain

A tendinite de De Quervain envolve a base do polegar. Os tendões podem tornar-se inchados e irritados, causando dor e reduzindo a força de agarrar. Se um tendão ficar inflamado, ele não é capaz de mover-se como deveria. Às vezes, ocorre por causa de uso excessivo da mão, mas pode estar associado com artrite reumatoide e gravidez.

Diagnóstico e tratamento de dor no pulso e polegar

A síndrome de túnel carpal pode ser diagnostica através de uma série de testes realizados pelo médico. Ele lhe fará uma série de perguntas sobre os sintomas, gravidade e duração do problema. Então, ele fará uma bateria de testes durante o exame para determinar a síndrome de túnel carpal. O tratamento cirúrgico pode ser considerado se for determinado o aprisionamento do nervo. O tratamento não cirúrgico pode incluir medicamentos sem prescrição, uso de uma tala noturna e descansar o pulso, especialmente de atividades motoras repetitivas.

Basicamente, cistos sinoviais não são prejudiciais. Eles não são cancerígenos e geralmente desaparecem com o tempo. Contudo, alguns podem tornar-se bastante dolorosos ao ponto de ter de ser feita uma aspiração do fluído para aliviar a dor e, em alguns casos, encolher o cisto parcial ou até completamente. A cirurgia pode ser necessária se todas as outras formas de tratamento tiverem sido tentadas sem sucesso.

Uma contratura de Dupuytren é geralmente um problema que desenvolve-se com o tempo, quando a pele se torna mais enrijecida na palma e dedos. Se uma contratura de Dupuytren for diagnosticada, uma injeção pode ser útil para reduzir a dor e ganhar tempo antes de ser considerada a cirurgia. O tratamento cirúrgico para contratura de Dupuytren é considerado quando há redução de movimento, dor e quando os dedos inclinam-se em direção à palma e não podem ser endireitados.

A artrite do pulso e do polegar pode ser facilmente diagnosticada ao discutir os sintomas. Testes podem ser realizados por um médico durante uma visita ao consultório e, às vezes, pelo uso de raio-X ou de ressonância magnética. A osteoartrite pode ser determinada pelo médico usando a descrição de sintomas junto com outros testes. Ela é uma condição progressiva causada pelo uso e desgaste e o tratamento dependerá da gravidade dos sintomas. Geralmente, o tratamento não cirúrgico é utilizado primeiro, como descanso, tala, medicamentos e, às vezes, um programa de exercícios. O tratamento cirúrgico é considerado quando medidas paliativas falham. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que pode destruir os tecidos, articulações e ossos. O tratamento não cirúrgico é semelhante ao tratamento da osteartrite e a cirurgia é levada em consideração quando medidas paliativas falham.

Tendinite de De Quervain envolve o polegar. Testes para determinar a De Quervain podem ser feitos no consultório. O tratamento não cirúrgico pode incluir o uso de tala, medicamentos anti-inflamatórios e, às vezes, o uso de injeção de esteroides para ajudar com a dor e inchaço. O tratamento cirúrgico é levado em consideração quando o tratamento paliativo falha e é realizado ao abrir o compartimento e dando mais espaço para o nervo irritado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível