Dor na tireoide inchada

Escrito por lily welsh | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Uma tireoide dolorida e inchada pode ser o sintoma de muitos problemas, de tireoide hiperativa a câncer na tireoide. Se você tiver dor na tireoide, é crucial visitar seu médico para descobrir o que está causando o desconforto. Deixar qualquer problema na tireoide sem tratamento pode levar a sérias implicações na saúde.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Uma tireoide inchada, também chamada de bócio, é um sintoma comum. Hipertireoidismo, hipotireoidismo, câncer de tireoide e nódulos na tireoide podem causar inchaço. A dor nem sempre acompanha o inchaço, e não necessariamente indica a severidade da condição. Médicos estão incertos quanto ao motivo de alguns pacientes sentirem dor e outros não.

Tipos de dor

A dor na tireoide pode parecer contínua, e a glândula inchada pode ser sensível ao toque. Em outros pacientes, a dor pode ser como uma garganta inflamada ou áspera. Engolir também pode ser dolorido.

Diagnóstico

Ao invés de diagnosticar você baseado em uma tireoide dolorida e inchada, seu médico tentará determinar a causa da dor. Um exame de sangue é feito para diagnosticar o hipotireoidismo e hipertireoidismo (nos quais a glândula produz hormônios em excesso ou deixa de produzi-los). Nódulos podem ser diagnosticados através de um exame físico, no qual o médico sente sua tireoide examinando o pescoço ou tirando um raio X ou uma biópsia. O câncer na tireoide é diagnosticado com exames de sangue, exames de imagem (raio X, ultrassom) e/ou biópsia.

Tratamento

O tratamento de uma tireoide inchada e dolorida depende da causa subjacente da condição. No caso de hipotireoidismo, medicamentos de substituição de hormônio são usados. Para hipertireoidismo, terapia com iodo radioativo ou medicação supressora da tireoide são opções de tratamento. Os mesmos tratamentos podem ser usados para encolher os nódulos. Se os nódulos não responderem aos tratamentos, devem ser removidos cirurgicamente. Câncer na tireoide pode ser tratado usando quimioterapia, radiação ou remoção da tireoide, dependendo do quão longe a doença esteja nessa etapa do diagnóstico. Tratar estas condições geralmente alivia a dor a longo prazo, mas a curto prazo, analgésicos sem prescrição podem ser usados para torná-la tolerável.

Avisos

A dor na tireoide pode ser um dos primeiros sinais de aviso do câncer na tireoide. De acordo com a Mayo Clinic, nódulos na tireoide que são dolorosos geralmente são malignos. É importante não ignorar a dor ou o inchaço da glândula. Mesmo que você já tenha sido diagnosticado com tireoide hiperativa ou hipoativa, não descarte novas dores ou inchaços como simples sintomas. Sempre relate a dor ao seu médico. Você pode precisar de um ajuste na medicação que estiver tomando, ou pode até ter um problema mais sério. Detectar cedo o câncer na tireoide melhora o índice de sucesso do tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível