Dor na ulna

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dor na ulna
A ulna é um osso do antebraço (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A ulna é o maior osso do antebraço, que se estende desde o pulso até o úmero (osso do braço). Dores nesta área podem ser resultado de muitas condições -- tanto perto do pulso quanto na articulação do cotovelo. Elas podem ser causadas por tendinites (pulso ou cotovelo de golfista), artrite, tenossinovite (inflamação na bainha do pulso), fraturas e outras condições. A maioria das dores na ulna são estimuladas por um uso excessivo do antebraço e do pulso no trabalho, na prática de esportes ou na musculação. Os médicos precisam diagnosticar a dor antes de administrar qualquer tratamento. No entanto, uma pessoa pode começar com o repouso e aplicação de gelo. Uma vez que o inchaço diminuir, existem alguns exercícios básicos que podem ajudar a aliviar a dor na ulna.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

De acordo com a clínica Mayo em uma descoberta médica relativamente recente, um pouco de dor na ulna pode ser causado por uma lesão no ligamento ulnotriquetral (UT). Esse ligamento está localizado onde os dois ossos do antebraço se conectam ao pulso. A dor geralmente é constante ou periodicamente latejante quando alguém usa o pulso. Essa lesão não costuma aparecer em raios-X, ressonâncias magnéticas ou mesmo durante a cirurgia artroscópica. O diagnóstico é habitualmente feito por prensagem sobre a fóvea ulnar, que está na ponta do osso, perto do pulso. A dor geralmente pode ser tratada com cirurgia artroscópica uma vez que o diagnóstico positivo for constatado. Depois de um período de recuperação de seis semanas, a maioria dos pacientes fica livre da dor e recuperam o pleno uso do seu pulso.

Efeitos do repouso e gelo

A menos que haja suspeita de fratura, a maioria das dores na ulna (estiramentos de tendões ou ligamentos) pode ser tratada com repouso. Isso evita o agravamento da lesão. A aplicação de gelo por algum tempo reduz o inchaço e a dor. O gelo provoca a vasoconstrição, que controla a inflamação e a dor, limitando o fluxo sanguíneo para a área. Ele é normalmente comprimido contra a área lesada, usando-se uma compressa. Elevar o antebraço acima do coração também pode aliviar o inchaço e consequente dor.

Tipos de medicamentos

Os medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e o naproxeno podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor ulnar. Esses medicamentos são inibidores de COX-2, que limitam a resposta do corpo a lesões naturais -- ou seja, inibem a liberação de enzimas COX-2, que estimulam a produção de prostaglandinas (químicos). Os cremes tópicos tais como o Bengay podem ser eficazes no alívio da dor ulnar mais leve. Os médicos podem prescrever medicamentos esteroides para dores mais graves.

Tipos de exercícios

Uma vez que o inchaço tenha diminuído, pode-se fazer alguns exercícios de força e alongamento para reabilitar o osso da ulna superior (cotovelo) ou inferior (pulso). Os alongamentos podem ajudar a relaxar os músculos. Esses exercícios geralmente incluem o movimento das mãos em diferentes direções. Um indivíduo deve limitar a sua amplitude de movimento para evitar a dor. Uma vez que os alongamentos possam ser executados sem dor, os exercícios de desenvolvimento de força podem ser adicionados (por exemplo, apertar uma bola de tênis). O exercício estimula o sangue (com suas propriedades curativas) para a área afetada. As pessoas com fraturas geralmente podem realizar exercícios após terem o gesso removido.

Prazos

Não há prazo definido para superar a dor na ulna. As pessoas com lesões mais graves, como fraturas ou rupturas no ligamento precisam de um longo período de tempo para a recuperação. Geralmente, aqueles que são mais pró-ativos no processo de tratamento curam-se mais rápido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível