Dores de estômago em crianças

Escrito por tiffany fowlkes | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dores de estômago em crianças
Dores de estômago em crianças (Photo Courtesy of Stock.Xchng)

A dor de estômago em crianças é uma condição comum tratada por pediatras, mas o diagnostico das razões para uma "dor de barriga" pode muitas vezes ser um desafio. Possíveis razões para dores de estômago em crianças podem ser causas triviais, como gases, excessos na alimentação ou estresse, ou até mais severas, como um vírus estomacal, até causas de risco como uma apendicite. No geral, dores de estômago em crianças melhoram em 24 horas e são facilmente tratadas em casa.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Dores de estômago em crianças podem ser resultado de uma infecção estomacal bacteriana ou viral, incluindo a gastroenterite comum. A dor pode ser resultante de questões relacionadas à alimentação, como intoxicação e alergias alimentares. As crianças podem ter comido demais ou estar experimentando uma produção excessiva de gases devido ao tipo de alimento ingerido. Razões sérias para dores de estômago podem incluir envenenamento por ingestão de substâncias tóxicas, como sabões e produtos de limpeza e/ou uma possível overdose de vitaminas e medicamentos. Se a seu filho sofrer com dores de estômago crônicas ele pode ter uma condição médica não descoberta, como apendicite ou diabetes.

Exames

Caso a criança esteja com dores de estômago severas crônicas, um pediatra deve examiná-la sobre possíveis condições e complicações médicas ocultas. Seu filho poderá passar por avaliações médicas, que podem incluir exame retal para testar a presença de sangramento. Amostras de fezes podem ser colhidas para testar a presença de sangue, bactérias e/ou parasitas, assim como amostras de urina para analisar culturas. Seu pediatra pode pedir ainda exames de imagens como ultrassons, raios-x e/ou tomografia computadorizada da região abdominal. Exames adicionais e avaliações por um pediatra gastroenterologista podem ser necessários para determinar a causa das dores de estômago do seu filho.

Tratamento em casa

O melhor tratamento caseiro para uma criança com dor de estômago é repouso até a dor passar. Tente dar à criança uma bolsa de água quente para ajudá-la a relaxar e aliviar a dor. Incentive a criança a beber muito líquido para evitar desidratação. Caso a criança não consiga ingerir líquido, tente dar 6 a 12 colheres de chá a cada vinte minutos ou cubos de gelo para chupar. Se a criança tiver dor de estômago acompanhada de diarreia, evite dar bebidas carbonadas, bebidas isotônicas, sucos de frutas ou café que podem aumentar os sintomas. No lugar, dê cerveja de gengibre, uma sopa quente ou líquidos de reidratação, como Pedialyte. Se a criança puder comer alimentos sólidos, mantenha uma dieta branda, oferecendo arroz, biscoitos, torradas, bananas e/ou purê de maçã.

Tratamento Profissional

Crianças com dores de estômago que requerem avaliação médica serão tratadas por seu pediatra e/ou gastroenterologista de acordo com os resultados dos exames. Possíveis tratamentos incluem orientações para um repouso absoluto em casa, aumento de líquidos junto com dieta branda ou possível hospitalização e cirurgia para complicações severas causadas por dor de estômago.

Considerações

Uma diarreia que acompanhe dores de estômago severas muitas vezes indica que há uma infecção viral e deve durar pelo menos 72 horas. Consulte seu pediatra imediatamente se seu filho tiver dor de estômago e vômitos que durem mais que 24 horas. A dor de estômago acompanhada de febre não indica necessariamente um problema grave, mas deve ser monitorada de perto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível