×
Loading ...

Dores na pélvis ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto para aqueles que querem entrar em forma. No entanto, problemas na pélvis, como dores e pressão, podem impedir um ciclista de fazer trajetos mais longos ou até mesmo causar desconforto durante a atividade, afirmam os especialistas em dores articulares e invalidez do Centro de Feldenkrais. Caso sinta dores pélvicas ao andar de bicicleta, não é preciso desistir do exercício, pois existem algumas maneiras de amenizar o problema.

Andar de bicicleta pode causar dores pélvicas em homens e mulheres (bike image by Byron Moore from Fotolia.com)

Função

Embora seja constituída principalmente por ossos, a pélvis tem um nervo conhecido como "nervo pudendo", localizado no assoalho pélvico. Ao andar de bicicleta, principalmente por longos períodos, esse nervo pode ficar comprimido e causar dores na região.

Loading...

Sintomas

Segundo o Centro de Feldenkrais, a dor pélvica decorrente do ciclismo é conhecida como "encarceramento do nervo pudendo". Essa lesão é caracterizada por dormência genital, dores na região pélvica, frequência ou urgência urinária, impotência e/ou dores durante a relação sexual.

Tamanho da bicicleta

Encontrar o tamanho de bicicleta ideal pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas das dores pélvicas associadas ao ciclismo, afirmam os especialistas do site Bycycle Inc. Se usar uma bicicleta de estrada, verifique se há uma distância adequada entre o selim e o guidão. Caso comece a sentir dores pélvicas, experimente ajustar a altura do banco para tentar reduz-las. Além disso, verifique também a extensão de sua perna -- se ela estiver completamente estendida durante o movimento descendente e seu quadril não balançar nesse momento, o assento está na altura correta. Caso contrário, ajuste-o para deixá-lo mais alto ou mais baixo.

Tipos de assentos

Além do ajuste adequado, é importante pedalar em uma bicicleta com um banco confortável. Mesmo que você possua um modelo de alta qualidade, o assento de sua bicicleta pode não ser adequado para sua pélvis, afirma Jim Langley, autor de livros sobre ciclismo e saúde. "Da mesma maneira que selecionamos um determinado tênis para o tipo dos pés e para praticar esportes específicos, é preciso comprar um selim que seja adequado ao seu corpo e estilo de pedalar", reitera Langley. Se o seu foco for velocidade, um banco estreito é o mais adequado, enquanto os ciclistas que pedalam por lazer devem considerar um banco mais largo. Adicionar um cano com suspensão embaixo do selim também pode ajudar a reduzir o choque com a pélvis durante um solavanco.

Avisos

Em alguns casos, as dores pélvicas ao pedalar podem não ser causadas por um problema de ajusta, mas sim por um problema biomecânico relacionado à forma como você pedala ou aos seus músculos, afirmam especialistas. Se os ajustes ao tamanho e banco da bicicleta não aliviarem as dores, consulte um médico para fazer uma avaliação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...