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Dores no pescoço ao fazer abdominais

Atualizado em 13 abril, 2018

Abdominais, "crunch" e outros exercícios prometem secar essa região complicada da barriga. Seja em busca de um corpo mais forte ou um abdome definido, as dores no pescoço podem prejudicar seriamente os seus esforços. É importante saber o que está causando o desconforto e saber como evitá-lo.

Corrigir a postura pode ajudar a evitar as dores durante o exercício (Pixland/Pixland/Getty Images)

Por que fazer abdominais?

Os abdominais e os abdominais do tipo "crunch" são exercícios bastante eficientes usados para fortalecer os músculos dessa região. Um abdome forte melhora a sua postura, equilíbrio e sua performance em esportes em geral. Ter esse músculo treinado também ajuda a evitar dores nas costas, tornando as atividades diárias mais fáceis de realizar, como levantar crianças, empurrar móveis e caixas, sentar com uma boa postura e até carregar as compras.

Causas da dor

A má postura causa a dor no pescoço durante a prática das abdominais. O exercício requer que você deite em posição supina com os seus joelhos dobrados e as mãos entrelaçadas por trás da cabeça. Você então deve elevar os ombros (no caso do "crunch") em direção aos joelhos ou o tronco (para uma abdominal completa). Os pés e a base da costas devem ficar em contato com o colchonete durante o exercício e os cotovelos flexionados. Seu pescoço deve ficar ligeiramente curvado. Se você puxá-lo em uma tentativa de ajudar no movimento, você começará a sentir dor após algumas repetições. Suas mãos devem apenas tocar de leve a cabeça, isso ajuda a resistir a vontade de empurrar. Quando se é iniciante e ainda não tem força suficiente para fazer o movimento completo do abdome, é comum acabar levantando somente o pescoço num esforço para completar o exercício. Isso pressiona os músculos e tendões do pescoço causando fadiga.

Cuidados

Se você acredita que as dores no pescoço ao fazer abdominais são causadas pela má postura, você pode continuar o trabalho de fortalecimento tomando cuidados para realizar o exercício corretamente. Entretanto, se estiver grávida ou em recuperação de uma lesão no pescoço, procure exercícios alternativos para o abdome. As dores agudas que se espalham pela espinha ou deixam a sensação de tontura ou formigamento são indícios de que a causa é mais séria do que apenas fadiga e problemas de postura.

Alternativas

Para ajudar a reduzir a vontade de empurrar o pescoço com as mãos durante o exercício, tente cruzar os braços em frente ao seu peito ou repousá-los sobre as coxas. Se você ainda sentir dores, procure exercícios alternativos. Abdominais suspensos, elevações de perna, flexões de torso com o auxílio da bola de exercícios ou máquinas de abdominais com suporte para o pescoço são algumas das opções.

Perdendo gordura abdominal

Lembre-se: nenhum abdominal queimará toda a camada de gordura que encobre os músculos. Se estiver praticando o exercício com esse objetivo, inclua treinos aeróbicos para eliminar calorias extras e tente sempre manter uma dieta saudável.

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