Dosagem de glucosamina e condroitina

Escrito por meredith wood | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dosagem de glucosamina e condroitina
Sulfato de condroitina e glucosamina são suplementos usados para combater a osteoartrite. (Background of supplements image by cxvalentina from Fotolia.com)

A glucosamina é um amino-açúcar que o corpo produz e distribui na cartilagem e em outros tecidos de conexão. O sulfato de condroitina é um carboidrato complexo natural encontrado em torno das células da cartilagem que ajuda a reter água. De acordo com o site MayoClinic.com, estudos clínicos constataram que, juntos, o sulfato de condroitina e a glucosamina podem tratar as pessoas com osteoartrite melhorando os sintomas, possivelmente diminuindo ou interrompendo o processo degenerativo associado com a osteoartrite. Entretanto, outros estudos precisam ser realizados para confirmar estas descobertas e obter um regime de dosagem adequada para os suplementos combinados.

Outras pessoas estão lendo

Dosagem

As pessoas que tomam apenas glucosamina devem tomar 1,500 mg por dia, administradas como 500 mg três vezes por dia. O sulfato de condroitina deve ser tomado três vezes ao dia, em incrementos de 400 mg somando um total de 1.200 mg por dia. Doses combinadas de glucosamina e sulfato de condroitina são a mesma de quando tomadas separadamente, 1,500 mg de glucosamina e 1.200 mg de sulfato de condroitina diariamente. Estes valores de dosagem recomendadas são baseadas na literatura científica vigente, você deve consultar um médico antes de começar um regime novo de medicamento.

Evidências

De acordo com a Clínica Mayo, médicos peritos apoiam o uso de sulfato de condroitina e seu agente parceiro comum, a glucosamina, para combater os sintomas e potencialmente interromper o processo degenerativo da osteoartrite. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos concorda, afirmando que a evidência recente mostra esses suplementos nutricionais aliviam a dor da osteoartrite e tem efeitos anti-inflamatórios. Na verdade, o Estudo de Intervenção Usando Sulfato de Condroitina e Glucosamina no Combate a Artrite, ou GAIT, testou a eficácia de seis meses de uso de sulfato de condroitina e glucosamina na redução da dor em pessoas com osteoartrite no joelho. O GAIT descobriu que os participantes que tomaram suplementos de glucosamina combinada com sulfato de condroitina para dores de moderadas a fortes tiveram um alívio da dor estatisticamente significativo quando comparados com o grupo que tomou o placebo, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Alternativa e Complementar.

Efeitos colaterais

De acordo com a Clinica Mayo, a glucosamina tem sido documentada em estudos de pesquisa clínica como sendo geralmente bem tolerada por 30 a 90 dias. No entanto, os efeitos colaterais incluíram dores de estômago, sonolência, insônia, dor de cabeça, reações alérgicas na pele, sensibilidade ao sol e endurecimento das unhas.

Aparentemente o sulfato de condroitina é bem tolerado por até 3 anos. No entanto efeitos colaterais adversos já foram reportados. O sulfato de condroitina pode causar dores de cabeça, inquietação motora, euforia, urticária, erupção cutânea, fotossensibilidade, perda de cabelo, dificuldade de respiração, dor gastrointestinal e um aumento no risco de sangramentos.

Avisos

Pessoas com alergias a crustáceos devem evitar tomar suplementos de glucosamina, pois eles são fabricados e produzidos a partir de camarão, caranguejos e outros crustáceos. Alguns pesquisadores sugerem que os suplementos de glucosamina não contêm alérgenos de camarão suficiente para desencadear reações alérgicas, mas é necessário tomar cuidado mesmo assim.

A combinação de glucosamina e sulfato de condroitina pode causar um aumento temporário na pressão arterial e na frequência cardíaca, bem como palpitações. Também foram relatados casos de exacerbações de asma a partir do uso de produtos baseados em glucosamina e condroitina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível