×
Loading ...

Dosagem de Panacur líquido para cães

Atualizado em 06 outubro, 2017

Panacur, fabricado pela Intervet, é um remédio usado para tratar animais com infestações de parasitas nos tratos respiratórios e digestivos. O ingrediente ativo desse remédio é o Fenbendazole e ele é fabricado na forma líquida, em concentrações para tratar cachorros grandes e pequenos. Panacur é eficaz contra vários tipos de parasitas, como nematelminto, ancilóstomo, tênias e vermes pulmonares. Ele também trata infestações de giárdia em filhotes. O Panacur mata parasitas adultos e imaturos.

Panacur é usado para tratar infestações parasitárias em cães (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Dosagem para filhotes

Praticamente todos os filhotes sofrem de infestações por nematelminto. Eles ou já nascem com este parasita ou são infestados por mães doentes. Esses vermes migram através do sangue dos pulmões até o trato digestivo. Filhotes que não forem tratados podem desenvolver pneumonia, ficarem malnutridos e morrerem.

Se você for um criador, o fabricante indica tratar seus filhotes com Panacur Líquido 2,5% (10% para filhotes maiores), às 2 e 5 semanas de idade. Um novo tratamento deve ser administrado antes dos filhotes irem para seus novos lares. Trate filhotes que ficarem com você às 8 e 12 semanas e aqueles mantidos perto de outros cães a longo prazo a cada seis a oito semanas continuadamente.

Se você trouxe um filhote para casa e ele não está perto de outros cachorros, fazer o tratamento a cada três ou quatro meses é o bastante. Aplique o Panacur Líquido por via oral, logo após a amamentação dos filhotes. Se eles já estiverem desmamados, misture o líquido na comida exatamente antes de eles comerem. Aos filhotes menores de 6 meses de idade dê 2 mililitros por quilograma de peso. A filhotes que pesam de 250 gramas a 500 gramas, dê 1 mililitro. De 1,5 quilogramas a 2 quilogramas, 3 mililitros. Filhotes de mais de 2 quilogramas devem receber 4 mililitros e mais dois mililitros para cada quilo acima disso. Aplique o remédio uma vez por dia por três dias seguidos para completar o tratamento.

Loading...

Dosagem para adultos

Administre 4 mililitros de Panacur 2,5% (10% para raças grandes) para cada quilograma de peso do cachorro adulto. Misture o remédio a comida antes de alimentar o cão ou aplique diretamente à boca, logo após as refeições. Dê apenas uma dose.

Trate seu cão sempre quando estiver infestado por parasitas. Caso contrário, se seu animal tem pouco contato com outros cães, trate-o a cada três ou quatro meses. Se o cachorro está em um canil, trate-o a cada seis a oito semanas.

Dosagem para cadelas prenhas

Use Panacur 2,5% (10% para raças maiores) para evitar que uma cadela prenha passe parasitas para sua ninhada antes do parto ou através do leite. Comece no quadragésimo dia de prenhez até dois dias após o parto. Normalmente, esse é um período de 25 dias.

Dê 1 mililitro de Panacur para cada quilograma de peso. Isso equivale a 4 mililitros se ela tiver entre 2 e 4 quilos, 8 mililitros se tiver entre 4 e 8 quilos e 16 mililitros se ela tiver entre 8 e 16 quilos. Misture o remédio na comida antes de servir ou dê direto na boca após a refeição.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...