Dose de amoxicilina para gatos

Escrito por shane hall | Traduzido por gabriela cubayachi
Dose de amoxicilina para gatos

Como administrar amoxicilina a um gato

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Donos de gatos, que usualmente administram medicações aos seus animas sem o conhecimento de como os medicamentos atuam, necessitam serem informados sobre a dosagem adequada para melhor ajudá-los a tratar seus amigos felinos. Amoxicilina, um conhecido medicamento veterinário, pode ser prescrito somente por um veterinário registrado. A manipulação do medicamento e do animal doente, entretanto, ocorre usualmente em casa, e o conhecimento geral sobre o que o gato está passando pode diminuir as preocupações do dono.

Outras pessoas estão lendo

Significância

Amoxicilina é um antibiótico contra gram-positivos, do tipo da penicilina, comumente prescrito em consultórios veterinários por todo o mundo. Como é relativamente barato e fácil de ser produzido, vem sendo usando há vários anos no tratamento de pequenos animais e sua eficácia em felinos é bem documentada.

Função

Amoxicilina mata bactérias do tipo estafilococos e estreptococos pela inibição da síntese da parede celular. É prescrita para uma ampla variedade de doenças, incluindo infecções do trato respiratório e urinário. Também é utilizada para as mais variadas doenças de pele, como pioderma e dermatite aguda e infecções de ouvido. Como medicação oral, a amoxicilina é particularmente eficiente para gatos pois provou ser mais rapidamente absorvida que outros antibióticos, além de ser usualmente bem tolerada.

Tipos

Usualmente administrada oralmente, amoxicilina pode ser encontradas nas formas líquida e de comprimidos. Os comprimidos, comercialmente chamados Amoxi-tabs, podem ser encontrados nas doses de 50, 100, 200 e 400 mg. Amoxicilina líquida, comercialmente chamada Amoxi-Drops, está disponível em suspensão oral 50 mg/mL. Essa é a forma mais prescrita para gatos devido à facilidade de administração. Clavamox é a amoxicilina combinada com clavulanato de potássio para tratar felinos que se tornaram resistentes à amoxicilina regular. Também está disponível na forma líquida e de comprimidos.

Tamanho

O tamanho da dose depende do peso do gato e da severidade da infecção. Pode ser administrada em doses que variam de 6,6 a 20 mg de amoxicilina por quilo de peso corporal. Isso significa que um gato de 4,5 quilos irá receber 30 mg do medicamento duas a três vezes por dia, de acordo com as instruções do veterinário.

Advertência

Amoxicilina é usualmente bem tolerada por gatos. Apesar de eles poderem cuspir por causa do gosto, a maioria dos gatos não sofrem nenhuma reação adversa aos comprimidos ou suspensão líquida. Reações alérgicas são possíveis, porém raras. Elas podem ser caracterizadas por boca ou nariz escorrendo, vermelhidão da pele, coceira e dificuldade respiratória. Diarreias e vômitos também podem ocorrer, mas são bastante raros em gatos. Animais alérgicos a penicilina não devem receber amoxicilina. A ocorrência de qualquer um desses sintomas deve ser informada ao veterinário imediatamente. É também importante administrar a dose inteira de 10 dias a 2 semanas ao paciente felino para alcançar eficácia completa.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media