Saúde

Doses de ivermectina para cães

Escrito por colleen o'brien | Traduzido por rita pacheco
Doses de ivermectina para cães

Mantenha o seu animal de estimação saudável e feliz com a dose adequada de medicamentos

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Ivermectina é um medicamento de prescrição de amplo espectro usado para prevenir e controlar a infestação de parasitas em cães. É prescrita sob uma variedade de nomes de marcas, incluindo Ivomec, Zimectrin, Heartgard e Iverhart. Se o seu cão é saudável, geralmente é seguro administrar medicamentos prescritos por um veterinário, apesar de ser particularmente importante dar a ele a dose correta.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Embora a ivermectina não tenha efeito sobre pulgas e carrapatos, é utilizada para o tratamento de vermes intestinais (exceto tênia), ácaros da orelha e as condições da pele causadas por parasitas. Ela afeta o sistema nervoso de um parasita e o paralisa. O parasita morre quando já não pode mais alimentar-se do cão. Ela está disponível em várias formas, de modo que pode ser administrada via oral por comprimido, pílula mastigável ou líquida. Ela também pode ser injetada.

Uso

A ivermectina é utilizada para tratar os ácaros da orelha e sarna, que é uma doença de pele que ocorre quando ácaros se escondem sob a pele e causam infecção. Pode ser usada mensalmente para prevenir vermes no coração. Também é aprovada pela Administração de Alimentos e Drogas para uso no tratamento de dirofilariose, uma vez que é diagnosticada, mas mata apenas a dirofilariose larval para que possa manter a progressão da doença. Não mata o verme do coração adulto, embora ivermectina possa encurtar sua vida útil.

Dosagem

A dose de medicação administrada depende do peso do cão. Se estiver sendo usada para o tratamento de verme do coração, a dosagem é muito mais baixa do que se estiver sendo usada para o tratamento de infecções parasitárias. Para uso preventivo de verme de coração, a dosagem é de 0,0015-,003 mg por quilo, administrada mensalmente. Muitos fabricantes oferecem uma dose para mastigação com sabor de carne para tornar mais fácil para os cães engolirem. Para tratar parasitas, a dose é de 0,15 mg por quilo. Para um cão pesando 15 quilos, por exemplo, a dose seria de 4,5 mg. Dependendo da gravidade da infecção, esse processo pode ser repetido até que os parasitas tenham desaparecido completamente.

Overdose

A dose necessária para tratar parasitas gastrointestinais ou da pele pode ser até 100 vezes maior do que a dose para tratar a dirofilariose, por isso é fundamental dar ao seu cão a quantidade adequada para o problema de saúde dele. Em níveis baixos, a ivermectina é segura, e os efeitos colaterais são raros. Em níveis mais altos, pode causar cegueira e problemas neurológicos. Observe o seu cão para as pupilas dilatadas e uma marcha instável, que pode rapidamente evoluir para uma paralisia e morte se não for tratada imediatamente.

Considerações

É importante administrar regularmente um preventivo de verme de coração porque dirofilariose, embora evitável, é fatal se não for tratada a tempo. Se um cão for picado por um mosquito infectado, vermes crescem na corrente sanguínea e se estabelecem no coração, causando morte certa se não forem tratados. Mesmo quando é diagnosticado, o tratamento leva várias semanas e é muito desconfortável para o cão. No momento em que ele apresentar sintomas externos da dirofilariose, pode ser tarde demais.

Alertas

Collies, pastores australianos e cães pastores são geneticamente predispostos aos efeitos colaterais de certos medicamentos, incluindo a ivermectina. Apesar de doses para o tratamento dirofilariose serem muito baixas, não se esqueça de seguir as instruções do seu veterinário com cuidado para evitar uma overdose. Esse medicamento não deve ser administrado com tranquilizantes ou preventivos de pulga e carrapato. Isso pode causar sedação e outros efeitos neurológicos negativos. Procure atenção veterinária imediatamente se seu cão apresentar uma reação adversa após tomar o medicamento.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media