Doses de piroxicam para tratamento de câncer em cães

Escrito por elizabeth maginnis | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doses de piroxicam para tratamento de câncer em cães
O Piroxicam pode prolongar a vida de um cão com câncer de bexiga quando administrado em conjunto com quimioterapia (white dog on the beach image by Lugger from Fotolia.com)

Os veterinários utilizam medicações para tratar o carcinoma invasivo de células transicionais (CCT), a forma mais comum de câncer da bexiga canina, para evitar os efeitos adversos da terapia de radiação. A terapia medicamentosa para esse tipo de carcinoma pode ser administrada, quer através de medicamentos de quimioterapia tradicional ou do uso de drogas anti-inflamatórias não-esteroides (AINEs), tais como o Piroxicam. Os AINEs causam poucos efeitos colaterais, sendo os principais irritação no estômago e no intestino, e são muito menos tóxicos do que os medicamentos de quimioterapia.

Outras pessoas estão lendo

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga, que o CanineCancer.com relata, é o tipo mais comum de câncer do trato urinário canino, e se desenvolve na maioria das vezes como um CCT. Ele está diretamente relacionado com a forma altamente invasiva do câncer da bexiga que se desenvolve nos seres humanos, estabelecem-se na forma de um tumor maligno no fundo da parede da bexiga (geralmente na região do colo da bexiga) e impede o fluxo de urina dos rins à bexiga. É essa a região que torna a remoção cirúrgica do tumor desaconselhável. O prognóstico é ruim, pelo fato de o carcinoma ser agressivo e geralmente não ser diagnosticado até atingir um estágio avançado.

Piroxicam

Os AINEs como o Piroxicam, são referidos como "inibidores de COX" porque bloqueiam as ações das enzimas ciclo-oxigenase da COX-1 e COX-2; são utilizados para reduzir a inflamação relativa ao carcinoma de bexiga causado pelas prostaglandinas que a COX-2 produz, na presença de inflamação. Embora a conexão não seja totalmente compreendida, os veterinários estão descobrindo que o Piroxicam pode aumentar a morte de células tumorais e impactar negativamente no desenvolvimento dos vasos sanguíneos de apoio do tumor em certos tipos de câncer; em termos leigos, os veterinários acreditam que o Piroxicam aumenta o tempo de sobrevida. O medicamento não é comumente prescrito por veterinários para o alívio da dor.

Dose recomendada

O Piroxicam é geralmente fabricado em cápsulas de 10 mg e 20 mg. Veterinários usam doses de Piroxicam 0,3 mg por kg do peso do paciente, uma vez por dia. A duração do tratamento depende da reação do paciente ao medicamento, do desenvolvimento de quaisquer efeitos secundários adversos e da natureza da condição clínica. Os donos do cão devem seguir todo o plano de tratamento para produzir o resultado desejado.

Piroxicam e quimioterapia

Protocolos médicos combinam o Piroxicam com medicamentos quimioterápicos, como a cisplatina ou mitoxantrona, para o tratamento de TCC, de carcinomas de pele e de células escamosas orais, de próstata e de certos tumores retais. O tempo médio de sobrevida dos cães tratados com uma combinação de Piroxicam e cisplatina para o carcinoma de células escamosas orais aumentou para cerca de oito meses. O tempo médio de sobrevida de cães com esta doença, tratados com Piroxicam e mitoxantrona, é pouco menos de um ano, de acordo com a autora e veterinária Barbara Forney.

Contra-indicações e efeitos colaterais

Irritação gastrointestinal e toxicidade renal algumas vezes desenvolvem-se como um resultado da terapia com Piroxicam. Forney aconselha os veterinários a complementarem o Piroxicam com líquidos como uma questão de disciplina e a definitivamente não prescreverem a droga para pacientes desidratados. Os pacientes que tomam certos medicamentos, como corticoides e diuréticos, ou aqueles que sofrem de problemas cardíacos, também podem sofrer reações adversas da droga. Donos de cães devem consultar seus veterinários para definir se quaisquer medicamentos atualmente prescritos irão interagir negativamente com o Piroxicam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível