Mais
×

Como fazer um dossel

Há algo de mágico em um dossel pendurado em uma árvore, independente de ser para um local romântico de piquenique, um recanto particular para ler um livro ou um esconderijo infantil. Esse dossel, feito com um aro de bordado e cortina bem fina é muito fácil de montar. Mas não precisa ficar do lado de fora, ele também é encantador dentro de casa, pendurado por cima de uma cadeira ou de uma cama.

Instruções

Um dossel pendurado (Jonathan Fong)
  1. Compre um aro de bordado de madeira grande em uma loja de artesanato. Procure pelo maior que, dependendo do estoque da loja, terá entre 45 cm a 60 cm de diâmetro. Esse aro tem duas partes — uma argola interna contínua e outra externa, que tem uma divisão com um parafuso para apertar.

    Comece com um aro de bordado grande (Jonathan Fong)
  2. Comece com a argola interna. Passe um painel de cortina fina de forma que a borda superior fique dentro do aro. Faça o mesmo com os dois outros painéis franzidos igualmente ao redor da argola. Caso não encontre cortinas muito finas, também poderá usar alguns metros de tule ou organza.

    Coloque três painéis de cortina na parte interna do aro (Jonathan Fong)
  3. Coloque o aro externo por cima do interno e do tecido fino e prenda-os no lugar apertando o parafuso.

    Prenda no lugar com o aro externo (Jonathan Fong)
  4. Nos três pontos onde os três painéis de cortina se separam no aro, amarre um pedaço de fita ao redor dele e em seguida junte os três pedaços em cima com um nó. O dossel será pendurado em um galho por essas três fitas.

    Amarre fitas ao redor do aro (Jonathan Fong)
  5. Para cobrir o aro de madeira, crie um bandô para prender em cima. Corte triângulos de retalhos e cole os pedaços em uma fita com cola quente. Faça o bandô comprido o bastante para cobrir toda a argola. Não é necessário fazer bainha nos triângulos, o visual rústico aumenta o charme.

    Crie um bandô para a parte de cima (Jonathan Fong)
  6. Prenda flores artificiais com cola quente em prendedores de roupa. Esses clipes florais serão usados como fechos para o dossel.

    Cole flores artificias em prendedores de roupa (Jonathan Fong)
  7. Prenda o bandô no aro com um dos clipes florais.

    Prenda o bandô no aro (Jonathan Fong)
  8. Puxe um dos painéis de tecido fino e use um clipe floral como prendedor para manter o dossel aberto. Prenda uma fita no prendedor para realçar a curva na cortina.

    Prenda um clipe no painel de tecido fino (Jonathan Fong)
  9. Para dar mais cor e charme, insira um alfinete de segurança em alguns pompons de lã e prenda-os em vários lugares do dossel. Ao desmontá-lo, deslize o tecido fino do aro de bordar e remova os prendedores florais e os pompons sem danificar a cortina. Afinal de contas, montar e desmontar o dossel deverá ser tão tranquilo quanto aproveitá-lo.

    Prenda pompons nas cortinas (Jonathan Fong)

Dicas

  • Caso não encontre cortinas muito finas, também poderá usar alguns metros de tule ou organza.

O que você precisa

  • Aro de bordado de madeira grande (diâmetro de 45 cm a 60 cm)
  • 3 painéis de cortina de tecido bem fino
  • Pedaços de tecido
  • Fita decorativa
  • Flores artificiais
  • Prendedor de roupa
  • Pistola de cola quente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article