×
Loading ...

Como dourar carne moída

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A carne moída é um ingrediente comum em muitas receitas, mas dourá-la pode ser um desafio para muitos cozinheiros amadores. Se não cozinhar adequadamente, ela pode causar um leve desconforto a doenças graves. Com observação e entendimento adequados sobre a preparação, você pode facilmente dourar uma carne moída saudável e saborosa.

Uma vez preparada, a carne moída dourada pode ser armazenada por até quatro dias na geladeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Corte

Ao dourar a carne, cortá-la em pedaços menores a ajudará a cozinhar completa e uniformemente. Coloque a carne em uma frigideira grande e comece a cortá-la com a espátula. Os pedaços devem ter até 2,5 cm de largura. Vire-a e corte o outro lado finamente também. Faça isso com o fogo desligado, para que a carne permaneça macia e fácil de manipular. Se o fogo estiver ligado, um lado dourará enquanto você corta o outro.

Loading...

Temperatura

Para preparar uma carne moída saudável, você deve cozinhá-la a 70 °C. Ligue o fogo médio para alcançar a temperatura adequada. Sobre fogo alto, a carne queimará e ficará dura. Ao final, ela deve apresentar uma textura escamosa e um pouco elástica, ao invés de crocante. Mexa a carne após ouvi-la chiar na panela.

Mantenha em movimento

Se a carne moída ficar estagnada por muito tempo, chamuscará e ficará com a borda crocante. Para evitar isso e garantir que ela cozinhe uniformemente, você precisa mantê-la em movimento constate. Sacuda-a, mexa-a e agite-a na frigideira. Mova a espátula propositadamente. No entanto, seja cuidadosa, para evitar derrubar carne pelas laterais ou no fogão.

Remoção

Não deixe a carne moída cozinhar demais ou ela apresentará uma textura desagradável. Quando achar que está quase pronta, retire a frigideira do fogo e mova-a para um local fresco. Observe-a e verifique se apresenta uma coloração marrom-clara, sem nenhum ponto rosa. Se notar um tom rosado, leve-a novamente ao fogo e mexa-a por mais alguns minutos. Remova-a do fogo, drene a gordura e desligue o fogão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...