O que é DPI?

Escrito por dori reuscher | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é DPI?
Quato mais DPI, maior é qualidade de uma imagem (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

DPI significa pontos por polegada (Dots Per Inch, em inglês). É um termo usado com mais frequência e precisão quando se fala em impressão. O DPI também é usado quando se fala em qualidade de imagem digital e resolução de telas. De modo geral, um DPI mais elevado significa maior qualidade de impressão, imagem ou resolução de tela.

Outras pessoas estão lendo

Impressora DPI

Valores DPI para impressão referem-se ao nível de detalhe impresso no documento final ou da imagem. Quanto mais pontos por polegada na impressão, mais refinado será o produto final. Impressoras matriciais imprimem em baixo DPI, cerca de 60 DPI, enquanto que impressoras a laser são capazes de imprimir em cerca de 1800 DPI. Para simples documentos em preto e branco, são aceitáveis impressões que variam entre 60 a 300 DPI, enquanto que, para fotos com alta qualidade, são necessários no mínimo 600 DPI.

DPI de imagens digitais

Segundo a Wikipedia, o DPI de uma imagem é, na verdade, a "densidade de uma imagem quando reproduzida em alguma unidade física real". A imagem digital, uma vez que sai da câmera, não possui uma medida física. A medida de DPI só é aplicada quando a imagem é enviada para uma impressora. Para ter uma imagem impressa em papel, ela deve ser traduzida em DPI. Uma câmera que tira fotos em 3 megapixels ou mais pode ter as imagens impressas em qualidades bastante elevadas, com alto DPI. Não confunda resolução ou as dimensões em pixel de uma imagem com o DPI. Eles não são a mesma coisa. Determinar a melhor resolução, DPI e tamanho ideal da imagem para impressão é uma tarefa complicada. É melhor saber que quanto mais DPI, mais densa e nítida será a imagem quando impressa em determinado tamanho. Para uma discussão mais aprofundada sobre essas relações, leia "The Megapixel Myth".

DPI em monitores

Em monitores de computador, DPI refere-se ao número de pixels por polegada da tela. Muitas vezes o termo PPI (pixels por polegada) é usado como sinônimo, quando se discute sobre monitores. Alto DPI resulta em visualizações melhores e mais ricas em cores. Por exemplo, uma tela com resolução de 1280x1024 é igual a 1,3 milhão de DPI, enquanto que uma configuração de 800x600 é iguam a 480.000 DPI.

DPI em scanners

Quando uma imagem é digitalizada, uma das definições é o DPI. Tal como quando uma imagem é impressa e essa medida determina a qualidade da imagem. Quando a imagem é escaneada, o DPI determina a qualidade. Um foto comum não precisa de mais que 300 DPI. Linhas de arte precisam de 600 DPI. Filmes e slides se beneficiam de altos valores, como 4.000 DPI.

Considerações

Essa medida sempre lida com a entrada ou saída de um dispositivo externo conectado ao computador, como uma impressora ou um monitor. A capacidade do dispositivo fará grande diferença na forma como os DPI são definidos. Um câmera que produz fotos em 10 megapixels é ótima, mas se sua impressora não for capaz de imprimir em mais de 200 DPI, ou seu monitor exibe somente resoluções de 800x600, você não será capaz de tirar vantagem da alta capacidade de sua câmera.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível