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Como usar dramatização como treinamento e ferramenta de supervisão

Atualizado em 17 abril, 2017

A dramatização é um tipo de faz de conta, onde cada um se coloca na mentalidade dos personagens e representam uma cena. Pode se incluir aí também jogos para crianças e jovens ou jogadores de videogame. No mundo dos negócios, essa técnica é utilizada pelos supervisores para treinar novos funcionários, ou preparar funcionários experientes para as circunstâncias que possam encontrar quando fizerem trabalho de campo. Fazer com que os empregados dramatizem várias situações pode ajudar supervisores a determinar facilmente quais funcionários estão prontos para o trabalho, e quais precisam de mais treinamento.

Instruções

No mundo dos negócios, essa técnica é utilizada pelos supervisores para treinar novos funcionários (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Monte uma situação que a pessoa que você está treinando irá encontrar. Comece com questões simples que ele iria encontrar em um dia comum. Se você está treinando os funcionários para um trabalho de vendas, monte uma situação normal, com o cliente e o vendedor.

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  2. A situação deve ser inesperada. Talvez o seu empregado não tenha as ferramentas necessárias, e deve improvisar, ou talvez o cliente com o qual ele está lidando não seja muito amigável.

  3. Dê tempo ao funcionário para reagir à situação. Embora em um ambiente de trabalho o tempo de reação deva ser rápido, dê tempo suficiente para que ele analise e reaja com calma. Observe suas ações atentivamente, assim você poderá apontar seus erros mais tarde.

  4. Resolva o problema inicial e continue. Quando terminar a atividade, faça comentários sobre quais pontos fortes e fracos transpareceram. Explique quais seriam as reações ideais na situação, onde um decisão melhor deveria ter sido tomada.

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Dicas

  • As dramatizações são uma das ferramentas mais úteis para treinar funcionários para lidar com as mais difíceis circunstâncias no trabalho. Você pode adicionar mais ou menos situações, dependendo de como você quer treinar o funcionário. Alguns cenários dependerão de situações estressantes, simplesmente para que o treinador possa ver como o funcionário vai reagir sob pressão. Muitos treinamentos de formação irão dividir todas as pessoas que estão sendo treinadas em pequenos grupos e, em seguida, fazê-los dramatizar a situação a partir de diferentes pontos de vista. Por exemplo, uma pessoa desempenha o papel da posição para a qual eles estão sendo treinados e outra atua como cliente ou supervisor. Isso permite que os funcionários imaginem problemas que eles podem enfrentar enquanto trabalham, e permite que o treinador faça uma melhor supervisão.

O que você precisa

  • Equipamentos necessários para os papéis a serem representados

Referências

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