Mais
×

Como fazer drapeado em um busto de costura

Atualizado em 23 março, 2017

Em vez de usar um modelo tradicional para fazer um vestido, a opção do drapeado oferece maior liberdade de criação. Observar a relação do tecido com o corpo enquanto faz a peça permite que você crie roupas muito mais personalizadas. Siga algumas dicas para aprender como começar a drapear e aposente os velhos modelos sem graça.

Instruções

Tecido para fazer o drapeado (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  1. Prepare o busto de costura. Decida se fará um vestido para você mesma ou para outra pessoa. Ao passo que usar o busto é a maneira perfeita de drapear tecido para as suas próprias roupas, será preciso usar o modelo vivo, caso esteja criando para alguém. Familiarize-se com as medidas de seu busto de costura e compare-as ao produto final; ele deve ser compatível com o corpo que vestirá a roupa. Também ajuda marcar a linha central do busto de costura para obter um drapeado limpo e preciso.

  2. Compre um tecido leve para começar o drapeado e evite os mais rígidos até estar confortável com a técnica. O tecido leve é mais fácil de ser trabalhado. Considere começar por um modelo simples. Vestidos e blusas tomara-que-caia são uma boa opção. Desenhe o modelo ou tenha um em mente antes de começar.

  3. Comece a drapear seu tecido. O drapeado consiste em posicionar livremente o tecido sobre o busto de costura e fazer os ajustes e cortes necessários para criar o modelo de sua escolha. Antes de imaginar um formato, envolva o tecido no estilo de seu futuro vestido e sempre disponha de material suficiente.

    Recortando o molde do modelo (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  4. Ao colocar o tecido sobre o busto de costura, verifique se a linha de costura central está correta e se qualquer estampa ou textura do tecido está compatível de cada lado. Use alfinetes para prender o tecido no lugar, mas jamais o puxe. Corte e alfinete pedaços de tecido ao modelo, com base em como você vê o caimento do tecido no busto de costura. Enquanto trabalha, seu vestido começará a ganhar forma.

    Prendendo com alfinetes (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  5. Usando um lápis ou giz de alfaiate, risque sobre as costuras e outras instruções, como pences. Remova o tecido do busto e use as marcações para colocar o modelo em um molde. Inclua um espaço de pelo menos 2,5 cm para as costuras e outras necessidades técnicas. Corte o tecido para ficar compatível com o modelo e volte a prendê-lo ao busto com alfinetes para realizar os ajustes. Use um ponto temporário até garantir o encaixe da roupa e, então, use a máquina de costura.

Dicas

  • O drapeado, a menos que seja experimental, depende de um entendimento básico de como um modelo tradicional funciona. Familiarize-se com as formas do modelo antes de começar.
  • Os iniciante devem procurar marcar as linhas do modelo no busto de costura antes de fazer o drapeado, para guiar a colocação do tecido.
  • Vista o seu busto de costura com uma roupa que sirva bem em você e marque a localização da cintura e do decote.

O que você precisa

  • Busto de costura
  • Alfinetes
  • Tecido
  • Lápis para tecido ou giz de alfaiate
  • Papel para molde
  • Máquina e materiais de costura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article