on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma drenagem simples ao redor da fundação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um terreno mal drenado ao redor de casa ou de alguma outra estrutura pode levar a uma série de problemas, variando de irritantes poças de água a problemas estruturais ou inundação no porão. Uma solução possível para drenagem do terreno é a instalação de drenos franceses. Esse tipo de dreno utiliza canos perfurados cobertos com uma camada de tecido e enterrados no fundo de uma vala que pode ser cavada tão fundos quanto a fundação, se necessário. Ele pode ser colocado ao redor da fundação apenas em áreas onde é difícil escoar a água que pode infiltrar na base da construção.

Instruções

Drenos franceses podem ser instalados ao redor da fundação ou em outras áreas problemáticas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Cave uma vala onde o dreno francês será instalado. A vala pode ter 20 cm de largura e 60 cm ou mais de profundidade, porém profundo o suficiente para direcionar os problemas de drenagem. Se a drenagem é inicialmente um problema superficial causado pelo escoamento do telhado ou calha, o dreno francês talvez não precise ser mais do que 60 cm de profundidade. Se o problema de drenagem for mais profundo, faça o dreno tão fundo quanto a fundação.

    Loading...
  2. Nivele o fundo da vala. Ela e o cano devem ter uma inclinação de menos de 2%, permitindo uma lento escoamento até a saída se o sistema terminar em um rio, lago ou outro.

  3. Coloque o cano de PVC no centralizado no fundo da vala. Verifique se ele está corretamente inclinado e ajuste-o remexendo o solo caso necessário.

  4. Coloque pelo menos 30 cm de cascalho ou pedras de ria ao redor e por cima do cano. Use pedras grandes, assim a água pode fluir através delas sem levar terra, que pode entupir os furos do cano. A camada de cascalho pode subir até ficar aproximadamente 15 cm abaixo da superfície.

  5. Cubra a camada de cascalho com o tecido de fábrica que irá filtrar a água e não deixará a areia passar para entupir o cano.

  6. Aterre a vala para finalizar. Complete com terra e coloque vegetação, utilizando plantas que tenha raízes rasas ou cubra com mais cascalho ou pedras grandes.

Loading...

Dicas

  • Se desejado, o cano pode ser enrolado no tecido de fábrica antes de ser colocado na vala. Através dessa proteção extra a vida funcional do dreno pode ser estendida e a necessidade de limpeza diminuída.

Aviso

  • Consulte as plantas da área antes de começar a cavar.

O que você precisa

  • Pá e outras ferramentas para cavar
  • Nível
  • Cano de PVC de 4"
  • Cascalho ou pedras de rio
  • Tecido de fábrica
  • Material para aterro

Referências

Loading ...
Loading ...