Mais
×

Como drenar um pântano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Drenar um pântano não é uma tarefa fácil, mas pode transformar uma terra inutilizável em um espaço muito mais útil para a agricultura, ou até mesmo para uma construção. Baixar o nível da terra dessa forma acarreta em alguns problemas, e a melhor maneira de ter sucesso é planejar com antecedência e nunca procurar o caminho mais fácil. Continue lendo para aprender a drenar um pântano.

Instruções

Pântano (swamp landscape image by Caroline Henri from Fotolia.com)
  1. Cave uma vala grande perto do pântano com a escavadeira. A vala precisa estar, no mínimo, 1,2 m abaixo da superfície da terra para permitir a drenagem.

  2. Com a escavadeira ou equipamento similar, faça várias valas menores com cerca de 90 cm de profundidade entre o pântano e a vala principal. Essas serão as fundações para os canais de drenagem e devem ficar inclinadas em direção à vala grande para permitir que a água escorra.

  3. Coloque os canos nas valas pequenas e certifique-se de que a superfície esteja lisa e de que as seções sobreponham-se umas às outras, evitando que a água sature em um ponto. A quantidade de canos que será necessária dependerá das distâncias e do tamanho do pântano.

  4. Deixe as articulações dos canos abertas, para que a água seja drenada, mas verifique se não há locais em que a terra possa entrar e bloquear o fluxo. Seja especialmente cuidadoso caso haja muitas folhas e, se possível, retire algumas delas com antecedência, para prevenir entupimentos.

  5. Preencha as valas e espere até que a água escoe para a vala principal, de onde será possível retirá-la depois. Observe conforme o nível da água baixa e verifique continuamente se ela consegue fluir sem obstruções.

Dicas

  • Tome as medidas necessárias caso existam jacarés ou outros animais no pântano.
  • Meça as distâncias antecipadamente para garantir que você possui material suficiente e sempre sobrestime ligeiramente para evitar que falte.
  • Use roupas impermeáveis que aguentem respingos de lama e proteja suas botas.

Aviso

  • As drenagens podem perturbar o habitat natural de diversos animais e ameaçar o ecossistema.

O que você precisa

  • Escavadeira
  • Tubos de barro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article