Drogas para acalmar um cão hiperativo

Escrito por catherine hiles | Traduzido por juliana néris nakanejo
Drogas para acalmar um cão hiperativo
Não comece a administração de qualquer droga ao seu cão sem a aprovação do veterinário (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Certos cães, especialmente aquelas raças que foram originadas para trabalho no campo podem apresentar comportamento hiperativo, que pode geralmente ser tratado com mudança do estilo de vida ajustada para uma maior atividade. Frequentemente existe um equívoco dos cães apresentarem a versão humana da desordem de hiperatividade quando eles apenas querem atenção ou não estão fazendo exercícios suficientes. Mas os cães diagnosticados com a desordem devem ser tratados com drogas.

Metilfenidato

Metilfenidato é mais conhecido pelo nome de sua marca comercial, a Ritalina. Assim como nos humanos, a Ritalina acalma os cães hiperativos pela correção do desequilíbrio neuronal no cérebro, que causa o DDA. Esse medicamento é um estimulante que ativa os neurônios cerebrais que estão acima de sua atividade, causando a hiperatividade e a inabilidade de concentração. A Ritalina também estimula a produção de dopamina, que permite a comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.

D-anfetamina

D-anfetamina (dextroanfetamina) é uma substância química encontrada no medicamento de nome comercial Dexedrina, que age reduzindo os sintomas de DDA em cães pela estimulação do sistema nervoso central. Ela também deve ser prescrita ao invés da Ritalina porque é menos agressiva, já que os efeitos colaterais se apresentam de forma mais lenta e não há muito da fase "down" como acontece com a Ritalina.

Avisos

Não comece a administração de qualquer droga ao seu cão sem a aprovação do veterinário e dê as doses recomendadas. O veterinário normalmente começará a administrar o medicamento para DDA em ambiente controlado e testar se existe efeito da droga no cão. Apenas se o veterinário concluir que o cão pode ter benefício no tratamento da DDA que a droga deve ser administrada.