Mais
×

Como fazer um "dual-boot" em um smartphone

Atualizado em 23 março, 2017

"Dual-boot" é o processo de instalar dois sistemas operacionais diferentes em um computador. Isso é comum com usuários de Linux que podem contar com a compatibilidade de programas do Windows ou Mac OS. Até recentemente, realizar um "dual-boot" em um telefone era impossível. A maioria dos telefones simplesmente continha quantidades insuficientes de memória e memória RAM para permitir vários sistemas operacionais. Com o advento do sistema operacional Android e a crescente popularidade dos poderosos smartphones, o "dual-boot" em PDAs e telefones celulares é uma realidade.

Instruções

Saiba como utilizar dois sistemas operacionais no seu smartphone (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Baixe o pacote de instalação do Android (vide "Fontes").

  2. Conecte o telefone ao computador usando um cabo USB.

  3. Descompacte o conteúdo do pacote de instalação do Android no cartão de memória do telefone. Você pode usar o WinRAR ou 7-Zip para descompactar esses arquivos. Ambos os programas oferecem uma versão gratuita, através do site, caso não tenha atualmente um programa de arquivamento instalado no seu computador (consulte "Fontes").

  4. Localize o arquivo intitulado "Startup.txt" no diretório "Startup" (Inicialização) do cartão de memória do telefone. Arraste e solte esse arquivo no diretório raiz do cartão de memória do telefone. Isso permitirá que o sistema operacional Android detecte o hardware do telefone na inicialização.

  5. Baixe o arquivo "System" (Sistema) atualizado (consulte "Fontes"). Esse arquivo é necessário para permitir que o Android use todas as funções do telefone celular com Windows Mobile. Quando tiver terminado de baixar o arquivo, renomeie-o como "System.sqsh" e clique duas vezes nele para instalar o conteúdo. Selecione o cartão de memória do telefone como o diretório de destino, ao usar o assistente de instalação.

  6. Baixe o “zImage.20100127_085953” (consulte "Fontes"). Renomeie esse arquivo como "zImage", em seguida, arraste-o e solte-o no diretório raiz do cartão de memória do telefone.

  7. Baixe "modules-2.6.27-00796-g6d9e0e9.tar.gz" (consulte "Fontes"). Quando o download for concluído, arraste e solte esse arquivo no diretório raiz do cartão de memória do telefone.

  8. Baixe o "Gen.Y DualBOOT.CAB" (consulte "Fontes"). Arraste e solte esse arquivo no diretório raiz do cartão de memória do telefone, quando a instalação for concluída. Esse é o último arquivo que você precisará transferir. Quando a transferência for concluída, desconecte o telefone do cabo USB e, em seguida, desligue-o. Quando você reiniciar o telefone, será apresentado um menu perguntando qual sistema operacional você deseja iniciar. Utilize a tela sensível ao toque ou as teclas de seta do telefone para navegar nesse menu. Para alternar os sistemas operacionais a qualquer momento, reinicie o dispositivo.

O que você precisa

  • Telefone celular com Windows Mobile
  • Pacote de instalação do Android
  • Cabo USB
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article