on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Duas desvantagens da metamorfose completa

Atualizado em 23 março, 2017

O mundo dos insetos difere drasticamente do desenvolvimento dos mamíferos. Os insetos sofrem metamorfose, que é enquadrada em um dos dois tipos existentes. A metamorfose incompleta acontece em insetos jovens, ou larvas, que se assemelham ao adulto. A metamorfose completa, vivenciada por insetos como borboletas e moscas, é composta por várias fases e formas antes de chegar ao estágio adulto.

As borboletas são uma das muitas espécies de insetos que sofrem metamorfose completa (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Quatro estágios

Uma desvantagem da metamorfose completa em comparação com a incompleta é o tempo, pelo menos em algumas espécies. Embora o tempo da metamorfose completa varie de espécie para espécie, existem quatro fases antes de alcançar o estágio adulto reprodutivo. A metamorfose incompleta tem apenas três etapas. Esse atraso no tempo antes do alcance do estágio reprodutivo pode dificultar a disseminação dos genes para as gerações futuras.

Loading...

A falta de mobilidade durante o desenvolvimento

Ainda que os insetos submetidos à metamorfose completa tenham uma vantagem alimentar distinta, eles não competem com os adultos da mesma espécie por uma dieta semelhante, pois ainda existe uma grande desvantagem. Fora das quatro fases — ovo, larva, pupa e adulto — apenas um estágio possui a mobilidade melhorada. Os estágios de ovo e pupa são completamente imóveis, enquanto a fase de larva apresenta uma mobilidade limitada. Conforme os insetos submetidos à metamorfose incompleta assemelham-se aos adultos na aparência e características, somente a fase de ovo apresenta imobilidade completa.

Vida adulta curta

A jornada para os insetos pode ser longa e difícil e a desvantagem é que a maioria dos ciclos de vida de boa parte dos insetos é representada pelas fases de ovo, larva e pupa; muito mais do que pela fase adulta. Algumas espécies de efeméridas só podem viver um dia ou dois na forma adulta. As borboletas e mariposas geralmente vivem pelo menos alguns meses e isso pode limitar o tempo de reprodução dos insetos.

Exoesqueletos e muda

A desvantagem de todos os insetos submetidos à metamorfose completa ou incompleta é que eles têm que passar pela fase de muda. Essas fases de crescimento são essenciais, já que o exoesqueleto duro dos insetos não cresce ou estica como os corpos dos mamíferos. A maioria dos insetos deve passar por várias mudas diferentes, cada uma das quais é muito custosa energeticamente, desacelerando os insetos, e também tornando-os mais vulneráveis ​​aos predadores. As larvas mudam a sua pele antes de entrar na fase de pupa imóvel.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...