Duas maneiras de secar madeira para uso em projetos

Escrito por mike schoonveld | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Duas maneiras de secar madeira para uso em projetos
Geralmente, a madeira serrada bruta precisa estar seca antes de ser usada para projetos de carpintaria (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

As árvores vivas são cortadas e os seus troncos são transformados em madeira serrada, placas, compensados ​​e laminados usados ​​para construir casas e móveis. Assim que são cortados, o teor de umidade nos troncos é alto. A madeira deve ser seca para se tornar estável e resistente à deterioração antes que seja útil como um material de projeto para carpinteiros ou marceneiros. Existem vários métodos para secar a madeira.

Outras pessoas estão lendo

Secagem em estufa

A maior parte da madeira vendida atualmente, especialmente a madeira que é utilizada para construir casas e outros edifícios com estrutura de madeira, é seca em grandes fornos chamados "kilns" (estufas de secagem) a um nível de umidade específica. A secagem em estufa é rápida, e o ambiente controlado dentro dos fornos proporciona um produto uniforme e confiável.

Secagem ao ar

Antes do surgimento das estufas de secagem, a maior parte das madeiras eram secas ao ar. As toras eram cortadas em tamanhos específicos, como 2x4, 1x6 ou outras dimensões, em seguida, eram empilhadas com espaçadores entre cada tronco para que o ar pudesse circular através da pilha de troncos. A madeira que é seca ao ar é mais propensa a desenvolver rachaduras meteorológicas, bem como entortar ou torcer quando estiver seca. Todo o empilhamento de tronco não seca uniformemente. As toras que ficam mais próximas do exterior da pilha secam mais rapidamente do que as que ficam no centro da pilha. Esse tipo de secagem ainda é utilizado, mas geralmente para uso em construções mais grotescas, como caixas de embalagem e paletes de madeira, mas também por fabricantes de móveis finos que irão moer a madeira extensivamente.

Secagem de tronco

É possível armazenar um tronco em local protegido contra as condições climáticas e permitir que a madeira seque antes antes de ser destinada a um projeto. Este processo é usado por alguns fabricantes de móveis para garantir que a madeira produza um produto final com aparência e beleza específicas. A técnica também é usada em projetos que precisam de uma madeira resistente, como cabos de machados ou pás. A madeira é dividida ao longo do grão natural para manter a força, em vez de apenas ser serrada em formas uniformes.

Madeira não seca

A maioria das madeiras fica mais forte e mais resistente quando seca. No caso de madeiras como carvalho, nogueira e outras, a madeira pode ficar tão dura a ponto de quase não poder ser serrada, planificada ou pregada com pregos. Historicamente, em áreas dominadas por florestas, os carpinteiros compravam madeira frescas para as serrarias locais e as utilizavam para projetos de madeira, antes de elas secarem e endurecerem. A madeira secaria ao ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível