Mais
×

Como fazer dunas em uma maquete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Maquetes de cenários desérticos são uma ótima maneira de aprender sobre os animais, as plantas e até mesmo a cultura dos povos do deserto. Uma parte importante de qualquer diorama de deserto é a criação de dunas de areia para as criaturas atravessarem. Você também pode criar uma duna para uma maquete de uma praia. Lembre-se de que o formato das dunas é determinado pelo vento e pela água, então experimente diferentes formas e materiais para obter a aparência desejada. Você pode adicionar espuma, papel ou tecido à lista de materiais a serem usados.

Instruções

Vários materiais podem ser usados para a confecção de dunas de areia em maquetes (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Planeje sua cena. Desenhe círculos e linhas onde estarão as dunas na sua maquete. Se elas estiverem contra uma parede no diorama, você pode desenhar ou criar um plano de fundo para elas primeiramente. Espalhe jornal velho sobre a superfície de trabalho antes de começar.

  2. Faça as dunas. Para fazer uma duna arredondada, parecida com um morro, use um recipiente plástico de cabeça para baixo; para pequenas dunas, corte copos de papelão de caixas de ovos; para longas dunas ao vento, dobre ou corte papelão no tamanho e formato próximos do desejado e em seguida suavize as bordas com argila ou massinha de modelar.

  3. Cubra o máximo possível das formas das dunas com cola branca, pois será preciso que a areia grude em cada centímetro da superfície. A cola não será necessária nos locais com argila ou massa de modelar porque a areia grudará nessas áreas naturalmente quando pressionadas.

  4. Adicione areia. Polvilhe a areia com cuidado sobre toda a superfície da duna, trabalhando devagar para não se esquecer de cobrir nenhum ponto e para não fazer muita bagunça. Deixe a cola secar antes de adicionar uma segunda camada de areia, caso seja necessário. Se houver pontos descobertos, adicione mais cola e jogue a areia novamente até que tudo esteja coberto.

  5. Cole as dunas de areia na maquete. Deixe para fazer essa etapa por último, já que criá-las já no local é muito mais difícil e gera muito mais bagunça. Passe cola ao longo da parte inferior de cada duna e pressione-a no lugar apropriado no diorama; segure-a por 30 segundos e deixe secar seguindo as instruções do fabricante da cola.

O que você precisa

  • Lápis
  • Jornal
  • Areia
  • Embalagem plástica de manteiga ou Tupperware velho
  • Caixa do ovo
  • Cola branca
  • Papelão
  • Argila ou massinha de modelar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article