O que é duodeno?

Escrito por janin santa | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é duodeno?
O duodeno é o órgão mais importante para a digestão de alimentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O duodeno é a primeira porção do intestino delgado, o qual faz parte do sistema digestivo. A maioria dos mamíferos, répteis e pássaros possuem um duodeno. As demais partes do intestino delgado são o íleo e o jejuno, respectivamente. Onde o jejuno termina, o intestino grosso, ou colo, começa.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho, formato e localização

O duodeno é um órgão oco em humanos e é a parte mais curta do intestino delgado. Medindo menos de 30 cm, o duodeno pode ser dividido em quatro partes: o duodeno superior, o duodeno horizontal, o duodeno ascendente e o duodeno descendente. Ele tem o formato de uma ferradura e se posiciona atrás do fígado. Ele se inicia no bulbo duodenal e termina no ligamento de Treitz. O bulbo duodenal é onde o estômago termina no piloro. O ligamento de Treitz, que é chamado também de ligamento suspensório do duodeno, conecta o intestino delgado ao diafragma, que é o órgão de suporte do sistema respiratório.

Importância

O duodeno é uma parte do sistema digestivo muito importante, pois é nele que a maior parte da digestão acontece. Muitas pessoas se enganam acreditando que a digestão acontece no estômago, mas o estômago é meramente onde a comida é quebrada pelo ácido hidroclorídrico e absorvida pelo corpo.

Digestão duodenal

A comida é quebrada e transformada em uma forma simples chamada de quimo. Quando qualquer parte não-digerida do quimo entra no duodeno, ela é quebrada por enzimas dos intestinos, do pâncreas e pela bile do fígado. Em seguida, o quimo se desloca através do íleo e do jejuno, onde a maioria dos nutrientes do alimento são absorvidos através da parede intestinal para a corrente sanguínea.

Prevenção e estilo de vida

É importante comer corretamente e levar um estilo de vida produtivo e livre de estresse excessivo. Doenças, maus hábitos de alimentação, experiências traumáticas e estressantes podem levar a úlceras no duodeno. A maioria das úlceras são úlceras pépticas e ocorrem principalmente no duodeno. Elas podem complicar uma condição pre-existente ou elas mesmas podem ser um problema.

Afecção de doenças

Algumas vezes, em pessoas com doenças como colite ulcerativa ou doença de Crohn, o intestino delgado é tão danificado pelas úlceras que ele precisa ser removido. É nesse casos que você verá que algumas pessoas usam sacolas conectadas a uma abertura cirúrgica no abdômen para que possam fazer uma eliminação adequada.

Tecnologia moderna e tratamanento

A tecnologia moderna torno possível e mais fácil a compreensão da mecânica e da posição do intestino delgado. Ela ajudou a mostrar a alguns cirurgiões como fixar o que sobrou do intestino delgado com a área retal, de forma que o paciente não precise usar uma sacola pesada.

Algumas drogas também são administradas a pacientes que precisam de ajuda no processo digestivo quando o duodeno é insuficiente ou não está funcionando apropriadamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível