on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quanto tempo dura uma depilação com pinça?

Atualizado em 17 abril, 2017

A depilação está no topo da lista de prioridades de muitos homens e mulheres. Embora existam vários métodos para remover os pelos atualmente, incluindo alguns cirúrgicos, a técnica mais antiga e possivelmente mais popular é a depilação com pinça.

Ferramentas (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)

História

A depilação existe desde o início da história. De acordo com o site Quick Shave Inc., os neandertais arrancavam o cabelo de seus corpos usando duas conchas, como uma pinça. Ela continua a ser uma das ferramentas de higiene mais antigas e populares já inventada. Ao longo da história e até hoje, as pessoas têm debatido alguns mitos sobre a utilização da pinça, como por exemplo, se esse método faz ou não o cabelo crescer mais escuro ou em uma outra direção. A área mais popular desse tipo de depilação sempre foi a das sobrancelhas.

Loading...
Ferramentas (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)

Ferramentas

A depilação é feita mais comumente com a pinça, uma ferramenta composta de pequenos metais que arrancam pelos. Ela evoluiu ao longo do tempo para ser mais eficaz, mas sempre com o mesmo conceito. Não importa qual tipo de ferramenta seja usado, ela não fará o cabelo crescer mais rápida ou lentamente. Todas as pinças, sejam elas de marcas caras ou mais baratas, removem o cabelo do folículo. As diferenças de marcas e preços às vezes afetam sua capacidade de remover o cabelo de forma eficiente, mas não afeta no seu crescimento.

Benefícios

Um dos maiores benefícios da depilação com pinça é a sua precisão. Como os pelos são arrancados um de cada vez e não em grupos, como na depilação a cera ou com gilete, ela funciona melhor em áreas detalhadas onde se deseja deixar a maior parte do cabelo, como as sobrancelhas. Arrancar o cabelo pela raiz pode fazer com que ele demore a crescer por alguns dias a até mais de uma semana, dependendo de quão rápido seja seu crescimento.

Embora algumas pessoas acreditem que a depilação com pinça faz o cabelo crescer mais escuro ou em um sentido diferente, isso geralmente não é verdade. O mito do cabelo crescer em um sentido diferente vem do fato de existir a possibilidade dos pelos encravarem. Às vezes, depois de um fio de cabelo ser arrancado na raiz, ele não cresce exatamente como antes. Isso pode fazer com que ele cresça sob a pele, resultando em um pelo encravado.

Efeitos

Embora seja possível depilar com pinça qualquer cabelo do corpo que quiser, é melhor depilar áreas pequenas. Como essa depilação remove os pelos individualmente, usá-la em uma região grande pode ser demorado e doloroso. Dependendo da área, pode demorar mais tempo para o cabelo crescer no mesmo comprimento que estava ao ser arrancado. Caso os fios das pernas ou braços sejam arrancados, é preciso saber que eles voltam a crescer mais rápido do que os pelos faciais.

Advertências

Tenha cuidado ao depilar com pinça, pois às vezes os efeitos podem ser duradouros. Se muito pelo for removido das sobrancelhas, eles podem nunca mais crescer do mesmo jeito, pois às vezes o cabelo cresce de forma diferente após ter sido alterado. Como a depilação com pinça pode danificar o folículo capilar, não arranque muito. Em áreas visíveis, como as sobrancelhas, remover acidentalmente os pelos pode danificá-los permanentemente, deixando buracos para sempre.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...