Mais
×

Por quanto tempo dura uma descarga de adrenalina?

Atualizado em 19 julho, 2017

Esteja você se preparando para um grande jogo ou correndo por sua vida, seu corpo reage naturalmente ao iniciar um processo comumente denominado "descarga de adrenalina". Esse hormônio pode ser agradável ou enervante dependendo da situação, mas ele geralmente é usado rapidamente. Conforme esses hormônios são metabolizados, seu corpo retorna ao seu estado natural.

Descargas de adrenalina podem ser agradáveis ou enervantes (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Causas

Uma descarga de adrenalina é causada por um hormônio liberado pela glândula adrenal. Em pessoas saudáveis, o hormônio liberado consiste de 80% de epinefrina (também chamada de adrenalina) e 20% de norepinefrina. Essa é a reação natural do corpo para lidar com atividades ou situações ambientais que são emocionantes, estressantes ou fisicamente exigentes.

Benefícios físicos

Quando a epinefrina e a norepinefrina são liberadas no corpo, as vias aéreas e vasos sanguíneos se dilatam para convergir maiores quantidades de oxigênio, glicose e sangue para o sistema respiratório, para os músculos e para o cérebro. Essa liberação hormonal também aumenta a taxa de batimentos cardíacos e o nível de açúcar no sangue, melhorando o desempenho do corpo a curto prazo. Aqueles que sofrem uma descarga de adrenalina temporariamente se sentem mais fortes, rápidos e tolerantes a dor.

Reação emocional

Enquanto o estresse é uma parte importante de lidar com medo e excitação, uma descarga de adrenalina pode causar sentimentos de ansiedade, tensão e pânico -- também parte da resposta do corpo. Por isso, é importante permitir que o corpo metabolize os hormônios liberados durante a descarga. Quando você encontrar uma situação estressante que não inclui atividade física, pode ficar com hormônios sobressalentes que causam sentimentos de ansiedade, nervosismo e falta de sono. Depois de lidar com situações muito estressantes que liberam adrenalina, faça uma caminhada, dê uma corrida ou inicie exercícios de respiração profunda até que os hormônios deixem seu sistema.

Duração

A duração de uma descarga de adrenalina varia dependendo da pessoa e da situação. Geralmente, a epinefrina e norepinefrina liberadas durante a descarga são metabolizadas conforme o corpo lida com a situação fisicamente exigente. Quando a ameaça é resolvida, ele começa a retornar ao seu estado normal. Porém, conforme mencionado acima, você pode precisar se exercitar para metabolizar os hormônios restantes e diminuir os sentimentos restantes de pânico.

Avisos

Enquanto descargas de adrenalina são normais, algumas pessoas podem sofrer efeitos colaterais inofensivos, que podem incluir transpiração severa, tremedeira nas extremidades, nós no estômago ou inabilidade de falar, que geralmente se resolvem depois que o corpo volta ao estado metabólico normal. Procure um médico se você sofrer descargas de adrenalina muito frequentemente ou muito duradouras. Liberações prolongadas de hormônios de estresse podem ter um efeito negativo no corpo e podem ser causadas por outros problemas médicos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article