Quanto tempo dura o processo de esmaltação de uma banheira?

Escrito por lani thompson | Traduzido por joão victhor rezende
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo dura o processo de esmaltação de uma banheira?
Esmaltar pode dar um visual completamente novo à sua banheira velha (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Esmaltar ou retocar sua banheira é uma forma de reparar arranhões, manchas, lascas e ferrugem de bom custo-benefício. Uma banheira bem esmaltada pode parecer e dar sensação de nova, e custa menos do que comprar uma banheira nova. Com os devidos cuidados, uma banheira profissionalmente esmaltada pode durar de cinco a 10 anos. Existem kits de projetos do tipo faça-você-mesmo, mas não espere que os resultados durem o mesmo tanto.

Faça você mesmo

Kits de projetos do tipo faça você mesmo não contêm os agentes de ligação de força industrial ou soluções de camadas que finalizadores profissionais usam. Ao invés disso, eles contêm acetona ou álcool, que não funcionam tão bem. Finalizadores profissionais usam silanos, que são compostos de silício e hidrogênio usados para melhorar a aderência e resistência à água. De acordo com o pintor Mike D. Maddocks, a maioria dos trabalhos de esmaltação do tipo faça você mesmo falham no primeiro ano, quando a tinta começa a descascar.

Materiais

Materiais de esmaltação profissionais consistem de acrílico, uretano ou poliuretano quimicamente endurecidos, enquanto kits de projetos do tipo faça você mesmo muitas vezes contêm tintas ou epóxi. Tintas para projetos do tipo faça você mesmo não duram muito ​​e podem começar a descascar em menos de uma semana. Materiais industriais de acabamento incluem ácidos fortes, solventes e materiais que são tão tóxicos que requerem uso de respirador e roupas de proteção.

Preparação

O chão e as paredes ao redor da banheira devem ser cuidadosamente limpos para que a sujeira não estrague o acabamento da sua banheira recém-esmaltada. Além disso, toda a calafetagem precisa ser removida de perto da sua banheira, e plástico ou jornal deve ser preso nas paredes para protegê-las do excesso de tinta. A banheira deve ser limpa, tanto para remover a sujeira quanto para assegurar que os agentes de ligação ajam melhor. Depois da lavagem, a banheira deve ser secada por completo.

Processo

Esmaltar uma banheira envolve tirar o esmalte antigo, lixar a banheira e limpá-la antes de aplicar uma demão e várias camadas de acabamento. A banheira é lixada novamente entre cada demão. Garanta que o seu banheiro esteja bem ventilado durante o processo para remover os gases tóxicos. Se a sua banheira tiver buracos ou rachaduras, o pintor os reparará também. Um pintor profissional leva entre quatro a seis horas para esmaltar uma banheira.

Cuidados

Não use água sanitária, limpadores abrasivos ou palha de aço na sua banheira recém-esmaltada porque estragará o revestimento. Ao invés disso, use produtos de limpeza de cozinha não abrasivos e suaves. Evite tapetes de banheira com ventosas, porque eles rasgarão o revestimento. Encerar sua banheira a cada seis meses com um verniz de uretano prolongará sua vida útil, mas tenha cuidado ao usar uma banheira encerada porque ela estará muito escorregadia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível