Quanto tempo dura a vacina para meningite?

Escrito por regan hennessy | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo dura a vacina para meningite?
Vacinas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A meningite ocorre quando o revestimento do cérebro e coluna vertebral inflamam-se. Já que ela pode levar a sérias complicações da saúde, especialmente em crianças pequenas, a vacinação é um passo importante na prevenção da infecção. Dependendo do tipo de vacina para meningite que você ou seu filho recebam, a imunidade tipicamente dura pelo menos três anos.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Existem dois tipos principais de meningite: a viral e a bacteriana. A maior parte dos casos surgem de uma infecção viral e são geralmente leves, tipicamente com sintomas semelhantes aos da gripe que somem dentro de duas semanas com descanso e fluidos. Entretanto, alguns casos são causados por infecções bacterianas. A meningite bacteriana é uma condição da saúde séria que pode resultar em danos neurológicos ou até mesmo a morte quando não tratada. Existem várias vacinas contra a meningite que fornecem proteção contra certos tipos de meningites bacterianas.

Vacinação Hib

A vacinação Hib fornece proteção contra a meningite causada pelo Haemophilus influenzae tipo b (Hib), uma infecção mais comum em crianças com idade inferior a cinco anos. Ela é geralmente administrada em três ou quatro doses durante o primeiro ano de vida da criança (dois meses, quatro meses, seis meses e doze meses). Durante um período de duas semanas após a primeira dose, ela não terá proteção contra a doença Hib. De acordo com os dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a falta de avanço da doença Hib (ocorrência da infecção por Hib em crianças que foram completamente vacinados) indica que esta vacina fornece pelo menos 15 anos de imunidade.

Vacina meningocócica

Dois tipos de vacinas meningocócicas fornecem proteção contra a bactéria (Neisseria meningitidis) que causa a meningite meningocócica: vacina polissacarídica meningocócica (MPSV4), e a vacina meningocócica conjugada (MCV4). O CDC recomenda a vacina MCV4 (licenciada em 2005) para o uso em crianças e adolescentes entre as idades de 11 e 18 anos, assim como indivíduos de risco com idade entre dois e 55 anos. A MPSV4 é a única vacina meningocócica que pode ser usada por pessoas com mais de 55 anos. De acordo com o Student Health Department na Huntington College, mais de 90% dos adultos que recebem essa vacina desenvolveram imunidade contra a doença, com proteção durando por no mínimo de três a cinco anos.

Vacina pneumocócica

A vacina pneumocócica fornece proteção contra o Streptococcus pneumoniae, a bactéria que causa muitos casos de meningite em crianças com idade abaixo de cinco anos. Existem dois tipos de vacinas pneumocócicas: a vacina pneumocócica conjugada (PCV7) é usada para todas as crianças com idade inferior a cinco anos, e a vacina pneumocócica polissacárida (PPSV) que fornece proteção para adultos e certas crianças com fatores de risco para o desenvolvimento da doença. De acordo com National Network for Immunization Information (NNII), essa vacina fornece proteção por três a cinco anos após a imunização.

Considerações

Se quiser maximizar a proteção que obterá da vacinação contra meningite, assegure-se de que você ou seu filho recebam todas as doses exigidas no programa. Apesar delas reduzirem as chances de desenvolver a meningite dessas bactérias, elas não eliminam completamente as chances de aquisição da doença. Os métodos de prevenção, tais como lavagem frequente das mãos, evitar compartir itens pessoais com outros e cobrir a boca quando tossir, são também passos importantes a se tomar na redução das chances de desenvolvimento das meningites bacterianas e virais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível