Durabilidade de estofados de algodão contra poliester

Escrito por andrea whyte | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Durabilidade de estofados de algodão contra poliester
Algodão natural contra poliester sintético: qual é mais duravel? (Cotton plant -3 image by Alexey Burtsev from Fotolia.com)

Muitos fatores diferentes entram na decisão de estofar um móvel. Uma das questões mais importantes para perguntar-se é "que tipo de uso ela vai ter que aguentar?". A peça pode precisar apenas ser funcional ou poderia apenas ser decorativa. Se está querendo estofar um móvel que vai sofrer uso pesado, a durabilidade é uma consideração importante na escolha do tecido.

Outras pessoas estão lendo

Opções de tecido

Algodão tem sido uma escolhe tradicional para estofar móveis. Leve, fácil de se trabalhar, atrativo e barato, o algodão parece ser a escolha óbvia. Apesar disso, ele pode se desgastar de algumas maneiras que não acontecem com o poliéster. Ultimamente, as pessoas tem se inclinado mais a misturas de algodão e poliéster no lugar de tecidos puros, tentando ter as melhores vantagens de cada um para ter um tecido mais durável.

Enrugamentos

O algodão enruga bem mais fácil que o poliéster, que é feito e tratado para ser livre de rugas. Essa pode não ser uma grande consideração se você estiver, por exemplo, estufando o assento de uma cadeira em que o tecido está sempre estendido. Mas se você está tentando fazer uma capa para o sofá, rugas podem ser muito frustrantes em grandes peças que são difíceis de se passar. Misturas de poliéster e algodão ou tecidos de poliéster puro não terão esse problema.

Manchas

O desgaste natural diário introduz a possibilidade de manchas. Outra vez, a quantidade de preocupação sobre esse problema depende da peça que você pretende estofar. Se for um sofá da sala ou uma cadeira de jantar, manchas viram um problema. Fibras naturais absorvem manchas muito mais rápido que tecidos sintéticos, que são tratados pelo fabricante para serem resistentes a elas. Apesar de alguns métodos de tratamento do algodão previne manchas, não são tão efetivos e podem ser caros.

Lavagem

Isso é especialmente importante quando estiver criando capas e outras peças removíveis, já que a maneira que o tecido se comporta na máquina de lavar é um grande fator na durabilidade. Coisas derramadas, poeira, marcas de caneta e outras coisas podem te levar a lavar a peça. Tecidos de algodão puro não podem ser colocados na secadora para não encolher, então você deve ter espaço (e clima e tempo) para pendura-los para secas. Além disso, quanto mais você lava algodão, mais fraco o tecido fica. Misturas de poliéster e tecidos puros do material podem ser lavados na máquina e são resistentes ao encolhimento, então podem ser secos na máquina. Por causa da força do tecido, podem facilmente sobreviver a máquina de lavar.

Cor

Se você quer um tecido com cores brilhantes, algodão pode não ser a melhor opção. Tecidos de algodão colorido tendem a desvanecer se são muito expostos ao sol ou muito lavado. No poliéster, por causa da maneira que é tingido e pelos tratamentos aplicados pelos fabricantes, a cor não vai sair tão rapidamente quanto no algodão.

Força das fibras

As fibras naturais do algodão podem aguentar uso, mas uso constante de certas peças (como assentos) vão fazer com que ele esfiape e se desgaste em alguns pontos. O poliéster é feito de fibras sintéticas fortes, e uso pesado não causa esses danos nele. Misturas de algodão e poliéster permitem que as fibras fortes de poliéster tecidas entre as de algodão criem um tecido muito mais durável que pode lembrar muito algodão puro mas aguenta muito mais uso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível